Notícias 15/04/2021 - 11:50 - Angélica Lima/Governo do Tocantins

Unidade Certificadora do Tocantins oferece cursos para desenvolver capacidade de gestão

Todos os cursos são gratuitos e qualquer servidor pode se inscrever por meio da plataforma. Todos os cursos são gratuitos e qualquer servidor pode se inscrever por meio da plataforma. - Angélica Lima/Governo do Tocantins

A capacidade de gerir é uma das principais competências que o servidor público precisa desenvolver para acompanhar as transformações sociais que não param de acontecer. Para garantir a capacitação e o aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos, o Governo do Tocantins, por meio da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet) oferece dois cursos voltados para a gestão pública, “Introdução ao orçamento público I e II” e “Planejamento estratégico”.

Saber onde estar, o que fazer e aonde chegar são alicerces essenciais para se entregar um serviço público de qualidade. Assim, os dois cursos disponibilizados visam desenvolver essas habilidades, de modo que os servidores possam contribuir para uma gestão pública mais eficiente.

Conheça os cursos

No curso “Introdução ao orçamento público I e II”, o servidor irá se aperfeiçoar acerca do controle da gestão financeira e sua aplicabilidade na gestão pública. O curso apresentará desde o conceito à elaboração do orçamento público; também trará uma noção geral da Administração Financeira e Orçamentária, com planejamento, execução e monitoramento das contas públicas. O curso tem duração de 30 horas.

Já no curso “Planejamento estratégico”, o aluno terá a oportunidade de ampliar a sua visão estratégica da gestão pública. Compreendendo conceitos do que é planejamento até a execução e mensuração de resultados. O curso, que possui 15 horas de duração, visa dar suporte para que o trabalho na administração pública seja executado de maneira organizada e eficiente.

Katia Gomes, diretora de Gestão e Capacitação Continuada, reforça que os cursos estarão disponíveis, em princípio, até 31 de maio, podendo ser prorrogados conforme demanda.

Sobre a Unicet

Vanguardista na oferta de cursos na modalidade Educação à Distância (EAD) e, no atual contexto sanitário nacional, onde os casos de Covid-19 crescem vertiginosamente, a Unicet segue oportunizando qualificação e capacitação com qualidade, de forma gratuita e totalmente online.

Parte da estrutura da Secretaria de Estado da Administração (Secad), por meio da Diretoria de Gestão e Capacitação Continuada, a Unicet tem por finalidade promover a educação continuada e a gestão por competência, oportunizando, a todos os servidores públicos do Poder Executivo Estadual, acesso aos cursos de capacitação e qualificação profissional nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Realizando a inscrição

Para se inscrever no curso escolhido, o servidor deve acessar a plataforma da Unicet e seguir os seguintes passos: acessar a plataforma EAD da Unicet pelo endereço eletrônico: http://unicet.to.gov.br/; inserir usuário e senha na página inicial. Depois, é necessário selecionar a categoria “Cursos”, “Curso EAD”, escolher o curso que deseja fazer e clicar em “Acesso”.

Caso o servidor não tenha cadastro na Plataforma Unicet, é necessário enviar um e-mail para unicet@secad.to.gov.br com os seguintes dados: CPF, nome completo, endereço de e-mail, cidade, telefone, órgão, lotação, matrícula e cargo.