Notícias 30/03/2021 - 17:49 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Secretário da Administração participa de Fórum nacional sobre gestão pública

Barreto destacou o papel do painel de carreiras como um instrumento inovador que vai conectar o gestor com a realidade dos demais Estados. Barreto destacou o papel do painel de carreiras como um instrumento inovador que vai conectar o gestor com a realidade dos demais Estados. - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Na 117ª edição do Fórum do Nacional de Secretários de Administração (Consad), que ocorreu na tarde desta terça-feira, 30, os membros do Conselho apresentaram o painel nacional de carreiras, o sistema de documentos e processos eletrônicos e alinharam propostas na área da gestão pública. A reunião foi realizada em plataforma digital.

Representando o Tocantins, o secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, é também integrante do Conselho Fiscal do Consad, ressaltou a importância do debate realizado pelos gestores dos Estados, no que tange a apresentação do painel de carreiras. “É um instrumento inovador que vai conectar o gestor com a realidade dos demais Estados membros do Consad, convergindo inclusive em informações para abastecer os diálogos e discussões temáticas dentro das câmaras técnicas, que desenvolvem estudos em diferentes áreas”, frisou.

O fórum debate questões importantes no momento em que as atenções se voltam para a gestão da crise em função da pandemia do Coronavírus no país e aponta para a necessidade de reverem-se estruturas, métodos e práticas com vistas à melhoria da gestão pública brasileira. Diante desse cenário, destaca-se a relevância do fértil debate capitaneado pelo Conselho na busca pela construção de um Estado mais eficiente e eficaz.

O Governo do Tocantins, por sua vez, contribui com o diálogo com representantes na grande maioria dos grupos de trabalho e vem participando ativamente, colhendo os frutos do intercâmbio técnico e a conexão interestadual que os grupos proporcionam.

Para o secretário, o Consad é um protagonista na discussão dos grandes temas de administração e na gestão pública no país. “Desenvolvemos pesquisas e indicadores para uma gestão cada dia mais eficiente”, enfatizou. 

Gestão compartilhada

Os secretários de Administração do país promovem encontros periódicos, visando à troca de experiências e à busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública. De acordo com Bruno Barreto, o foco do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em todas as suas frentes de trabalho, tem sido pensar modelos de gestão pública com foco em resultados voltados para o bom atendimento ao cidadão.

O Consad é formado por um colegiado que se fortaleceu ao longo dos anos, pautado por um ambiente de trabalho plural, multipartidário e, por isso mesmo, propício ao debate e ao desenvolvimento da administração pública estadual, mantendo espaços permanentes de troca de experiências e de discussão sobre boas práticas de gestão pública.