Notícias 15/09/2020 - 13:36 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Administração discute projeto de saúde mental do servidor

Representantes da Secad e SES discutem propostas para implantação do Projeto de saúde mental do servidor Representantes da Secad e SES discutem propostas para implantação do Projeto de saúde mental do servidor - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Administração (Secad), por meio de Diretoria da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), se reuniu, na manhã desta terça-feira, 15, com integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para discutir a proposta do Projeto de saúde mental do servidor em sofrimento psíquico decorrente da pandemia.

Durante a reunião, a diretora da Junta Médica, Márcia Varão, apresentou a proposta idealizada pela pasta de como se dará o desenvolvimento do projeto com a participação da SES e de demais parceiros. “É muito importante que este projeto seja desenvolvido em conjunto com quem de fato atua diretamente no atendimento aos servidores e usuários da saúde, porque eles conhecem a realidade melhor que ninguém e são eles que vão possibilitar a execução na prática. Nós partimos de um pedido do secretário de Estado da Administração, que nos solicitou um projeto para esses casos, então a Junta Médica detectaria os servidores que necessitam desse atendimento mais especifico e encaminharia para o atendimento da equipe de psicólogos”, explicou Márcia Varão.

Na reunião, os integrantes fizeram questão de explicar que, além dos atendimentos, o projeto deve ser focado na prevenção. Para isso, está em estudo a realização de um ciclo de lives, que abordará temas motivacionais, além de instigar o autocuidado e a quebra de mitos. “Entre outros projetos que já desenvolvemos, este contém ótimas propostas, pensamos em ações que gerem sensibilização e, também, na preparação dos profissionais que vão prestar esse atendimento”, afirmou o diretor de Regulação do Trabalho da SES, Robson José da Silva.

Para o secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, a ideia é promover a integração das secretarias para o desenvolvimento de projetos que permitam que a saúde mental dos servidores seja preservada. “Queremos ampliar os serviços com a parceria entre Secad e SES, para assim oferecermos um atendimento adequado e eficiente aos nossos servidores”, pontuou.

O projeto

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo e dentre os servidores do executivo estadual essa realidade não é muito diferente. 

Pensado na atual realidade, a Diretoria e os peritos psiquiatras da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE) idealizaram o Projeto Saúde Mental do servidor em sofrimento psíquico decorrente da pandemia.

O médico e perito na Junta Médica, Rafael Julião, destacou que, “a ideia inicial é criar uma rede que possa prestar suporte emocional ao servidor por meio de acolhimento, que pode até ser resolutivo. Após essa escuta inicial, se for identificada a necessidade de seguimento, essa orientação é feita no sentido de dar continuidade ao cuidado psíquico”, informou.