Notícias 26/06/2020 - 17:28 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Em ação conjunta do Governo do Tocantins agentes atuam em Araguaína e Gurupi, com orientações de prevenção á Covid-19

O objetivo é levar informações e orientar a população sobre medidas preventivas  contra Covid-19 O objetivo é levar informações e orientar a população sobre medidas preventivas contra Covid-19 - divulgação/Secad
As equipes percorreram os principais pontos comerciais da região central de Gurupi e Araguaína As equipes percorreram os principais pontos comerciais da região central de Gurupi e Araguaína - divulgação/Secad

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Secad), realizou na manhã desta sexta-feira, 26, desdobramento da Ação conjunta, nas cidades de Araguaína e Gurupi, com as forças de segurança, órgãos fiscalizadores e secretarias, com o objetivo de levar informações e alertar à população sobre medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar o contágio pelo novo Coronavírus.

A iniciativa prevê a implementação da Ação nas cidades do Estado que apresentam números crescentes de casos de Covid-19, ratificando as orientações de funcionamento dos espaços que realizem atividades e/ou executem serviços, públicos ou privados, essenciais ou não essenciais.

Segundo o secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, para a realização do trabalho, foi desenvolvido um roteiro específico, inicialmente, as visitas acontecem nas maiores cidades, Araguaína e Gurupi. “A Operação pode se estender ao interior do Estado, conforme preconiza a determinação do governador Mauro Carlesse, no momento com a reabertura do comércio, a intenção é levar informação para todos, nosso principal objetivo com essa ação é reduzir os riscos tanto para os trabalhadores, quanto para o público em geral”, destacou o secretário.

Gurupi

Em uma força tarefa formada por agentes da Secad, Procon, Detran, Ruraltins, Naturatins, Adapec, Polícia Civil e Polícia Militar,  as equipes percorreram os principais pontos comerciais da região central de Gurupi e bairros periféricos, reforçando, a quem atende e quem é atendido, quais as medidas necessárias para prevenção ao novo Coronavírus.

Vale ressaltar que, durante a operação foram visitados 153 estabelecimentos comerciais, com o apoios das forças de segurança, sendo utilizadas oito viaturas para alcançar o maior número de pessoas possível, com um total de mais de 700 pessoas abordadas.

O responsável pela Ação, Gustavo Esperândio, diretor de núcleo do Procon, destacou a importância da operação. “Hoje estamos realizando mais uma etapa da operação conjunta, com a participação das forças de segurança, nós estamos orientando como forma de prevenção os estabelecimento comercias, também todo a sociedade, para que cumpram as medidas sanitárias, como o uso de máscaras, álcool em gel, nosso foco principal é orientar para que juntos possamos combater o Coronovírus”, pontuou.

Araguaína

Com foco nos atendimentos dos restaurantes, foram formadas três equipes de agentes para percorrerem as principais avenidas. Durante a Ação, os agentes passam informações importantes, baseadas nas particularidades dos estabelecimentos.

Nesta nova fase foram 38 restaurantes visitados. As equipes  passam orientações como a correta limpeza das superfícies, os espaços entre as mesas, utilização de produtos de limpeza autorizados pela Anvisa, disponibilização de lixeiras, sabão líquido, marcação de distância nas filas, utilização de luvas para se servir, a utilização de máscaras e álcool em gel, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Para a empreendedora e proprietária de restaurante na cidade, Marli Neves, a visita dos agentes foi bem vista por todos e de grande valia. “Para nós é muito bom termos a ajuda do governo para orientar os nossos clientes a seguirem as normas, a visita dos agentes foi muito produtiva e esclarecedora”, destacou

Participaram da Ação em Araguaína, nessa manhã, servidores da Secad, Procon, Secretaria da Estado da Saúde e tiveram o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.