Notícias 23/06/2020 - 17:10 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins promove ação educativa de prevenção à Covid-19 em restaurantes de Palmas

Esta é mais uma Ação Conjunta composta por diversos órgãos do executivo estadual Esta é mais uma Ação Conjunta composta por diversos órgãos do executivo estadual - Hellen Nunes / Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração, deflagrou nesta terça-feira, 23, mais uma Ação educativa, desta vez, com parceria e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). 

O objetivo desta ação é alertar proprietários de restaurantes e, em especial seus clientes sobre a importância de seguir as orientações sanitárias, para o convívio social em meio à pandemia do novo Coronavírus.

As equipes de agentes públicos se dividiu em três grupos, com o intuito de percorrer os estabelecimentos da região Central, Norte, Sul e praia da Graciosa. Ao todo, foram visitados 23 restaurantes e abordadas mais de 100 pessoas com orientações sanitárias.

Segundo o secretário de Estado da de Administração, Bruno Barreto, a Ação "não tem caráter punitivo, mas conforme determinação do governador Mauro Carlesse, a finalidade é alertar empresários e clientes sobre a importância de manter os estabelecimentos funcionando de acordo com as normas sanitárias. Não devemos baixar a guarda e intensificar o grau de responsabilização tanto para os empresários que ficaram tanto tempo com baixo faturamento, como daqueles que dependem desse emprego”, enfatizou Barreto.

Mesas com no máximo oito lugares e o uso de luvas descartáveis para se servir, também fazem parte das recomendações. “Nós estamos cientes da necessidade de funcionamento dos restaurantes da cidade, contudo, é uma preocupação do governador Carlesse que mantenhamos a população alerta e o acesso à informação de cunho educativo é primordial nesse momento”, frisou o gestor da Secad.

A presidente da Abrasel, Ana Paula Setti, reforçou que o momento é oportuno para que toda sociedade se mobilize, de modo que os estabelecimentos não precisem fechar as portar mais uma vez.  “Estamos preocupados, porque se retomar o fechamento dos restaurantes será um caos”, lamentou.

Para Ana Paula, o papel da entidade é ajudar de forma a garantir o funcionamento e os milhares de empregos gerados pelo setor.

De acordo com levantamento da Abrasel, o setor conta com mais de 2 mil estabelecimentos em funcionamento gerando empregos na Capital.

Para o proprietário de restaurante, Ailton Almeida, a ação é necessária, principalmente, pelo foco na orientação aos consumidores para os riscos de contaminação da Covid-19. “É muito importante que tenhamos ações como essa, pois com a abertura dos restaurantes depois de muito tempo fechado, é necessário que todos se adequem a nova realidade e seguir as recomendações do decreto é fundamental”, disse.

Ação

A Ação educativa teve início em abril deste ano, seguindo uma determinação do governador Mauro Carlesse. Com objetivo de alertar os comerciantes e população a respeito das normas de contenção da Covid-19.   

A ação envolve as Secretarias de Administração, Saúde/SVS; Cidadania e Justiça/Procon, da Segurança Pública, Policia Civil, Polícia Militar, Agência de Metrologia e o Detran.