Notícias 18/06/2020 - 20:35 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Parceria entre Administração e CGE oferece curso online para servidores da Educação

Com a utilização da Plataforma de aprendizagem da Unicet, os cursos têm certificação imediata Com a utilização da Plataforma de aprendizagem da Unicet, os cursos têm certificação imediata - Jorge Miguel Santos / Governo do Tocantins

Uma parceria entre Secretaria da Administração (Secad), por meio da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), ofertou um curso online em Gestão e Fiscalização de Contratos no âmbito da Administração Pública, para os servidores da Educação, realizado na tarde desta quinta-feira, 18, com duração de quatro horas.

Devido às ações que foram adotadas como forma de prevenção ao novo Coronavírus e o isolamento social passou a ser uma realidade da grande maioria das pessoas, fazer cursos online se torna uma excelente oportunidade para se capacitar nesse período de isolamento.

Pensando nisso, a Secad disponibilizou a plataforma de ensino a distância da Unicet, para a oferta de cursos online em parceria com CGE, que já tinha uma equipe preparada para ministrar os cursos de capacitação, que antes da pandemia eram ministrados de forma presencial. “Estamos sempre em busca de ações que vão ser benéficas para os servidores públicos e este curso é uma excelente oportunidade para aqueles que atuam como fiscais de contrato na Administração Pública, uma das preocupações do governador Mauro Carlesse dando transparência à gestão pública, ” enfatizou o secretário da Administração, Bruno Barreto.

 “A CGE nos apresentou a demanda deste curso e a nossa equipe buscou os meios para realizá-lo por meio da nossa plataforma EAD", explicou a diretora de Gestão de Capacitação Continuada da Unicet, Katia Gomes.

De acordo com a gerente de Orientações e Normas, da CGE,  Elaine Cristina Avelino, os cursos são ofertados para um público definido e um grupo menor de pessoas, sempre atendendo a demanda. “Nesse primeiro momento, o curso é direcionado para os servidores da Secretaria de Educação, Juventude e  Esportes (Seduc), atendendo a solicitação deles para uma quantidade menor de pessoas”, explicou. Ela acrescenta que, “as turmas  têm uma quantidade menor de alunos, devido a importância de se adequar a teoria e prática”.

O curso

O curso de Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública, é  ministrado pelo Superintende de Gestão e de Ações de controle Interno  da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto. São ofertadas 40 vagas, com carga horaria de quatro horas.

Durante o curso o instrutor Benedito Martiniano, aproveitou a oportunidade para agradecer e elogiou a plataforma da Unicet. “Uma plataforma excelente, fizemos uma capacitação de 4h, achei muito proveitosa a dinâmica por meio do ambiente de aprendizagem, que oferece um espaço  interativo, além de ter um alcance muito maior que o presencial e um custo  zero. Através da oferta de curso online nós podemos chegar a um número  muito maior de pessoas e levar para outras regiões do estado, a Unicet está de parabéns pela  plataforma”, destacou.

Com a utilização da Plataforma de aprendizagem da Unicet, os cursos têm certificação imediata, logo após o término, o servidor poderá emitir o certificado, o qual pode ser usado para fins de progressão funcional.

Seguindo o conteúdo programático, os temas abordam o Fluxo para contratação e execução do contrato;  Base legal; Estatuto do servidor público; Impedimentos; Erros; Obrigações; Atribuições; Sanções ao contratado; Comunicação; Modelos de registros e comunicações; Manual de orientação para gestão e fiscalização de contratos.