Notícias 18/03/2020 - 15:26 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Administração reforça cuidados contra a transmissão do Coronavírus

Dispensers de Alcool em gel foram  instalados nos corredores da Secad Dispensers de Alcool em gel foram instalados nos corredores da Secad - Daianne Fernandes - Governo do Tocantins

Com foco na prevenção ao novo agente do coronavírus  ( Covid-19 ), a secretaria da Administração (Secad) tem reforçado ações de higiene e limpeza no ambiente de trabalho dos  servidores.

Segundo o  secretario,  Bruno Barreto,  este é um  momento  que pede  a união e colaboração de todos,  na adoção de atitudes que ajudem a reduzir o contágio do vírus.  “O mais importante agora é que todos os servidores estejam cientes dos cuidados básicos de prevenção, como lavar frequentemente as mãos, proteger a boca sempre que tossir ou espirrar e evitar grandes aglomerados. Lembrando  que essas atitudes não são apenas para o coronavírus, mas para qualquer situação”, destacou.

Para reforçar essa mensagem, a pasta  fixou cartazes informativos e instalou dispensers com álcool em gel nos corredores.  Nos banheiros o sabonete líquido antisséptico  e  as toalhas descartáveis estão sendo repostas com mais agilidade,  e foram fixadas informações  de como lavar corretamente as mãos.

Segundo o gerente geral de Administração, César José Braga, a rotina de  limpeza das salas foi reforçada com intuito de deixar o ambiente de trabalho mais seguro. No entanto é imprescindível a colaboração de todos os servidores . “Nós reforçamos os cuidados com a limpeza dos ambientes, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde, mas é necessário que todas façam a sua parte, mantendo seu local de trabalho limpo, organizado e abrindo as janelas pelo menos uma vez por dia para manter as salas arejadas”, destacou.

Médica da Junta Oficial do Estado, Elaine Cristina Ferreira,  ainda destaca  alguns cuidados que os servidores devem ter no dia a dia como  evitar ambientes muito aglomerados dentro do trabalho, manter uma distância entre os colegas, e evitar contato físico,  principalmente com aqueles que estão no grupo de risco,  como os idosos e  portadores de doenças crônicas. “Servidores com sintomas de infecção respiratória ativa, resfriado ou gripe, a orientação é ficar em casa”, destaca a médica.

Ferreira  também destaca que além dos cuidados externos  é necessário fortalecer  o  sistema imunológico,  adotando medidas  como  evitar situações de estresse,  de ingestão de bebidas alcoólicas uma vez que o álcool é imunossupressor, diminui o sistema imunológico. “ Ter uma boa noite de sono, manter seu corpo hidratado, cuidar da alimentação com o consumo de alimentos  mais saudáveis, bem como se expor ao sol para aumentar a produção de vitamina D são outras medidas essenciais ao fortalecimento da imunidade”, pontuou.

 

Ações Preventivas

Atento e sensível aos cuidados necessários aos servidores públicos, bem como a população  em geral, o governador Mauro Carlesse  vem adotando diversas medidas preventivas nos mais diversos setores do executivo estadual o decreto que proporcionam  diminuição da mobilidade, cabendo à população transitar com consciência evitar aglomerações.

Uma das primeiras  medidas foi implantar o Comitê de Crise para Prevenção do vírus Covid-19 o qual conta com representantes de outros Poderes do Estado e órgãos institucionais. O governo do Estado também decretou a suspensão das aulas nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) durante esta semana (de 16 a 20 de março).

Outras medidas adotadas foram: a redução na jornada de trabalho dos servidores públicos estaduais para 6 horas diárias (das 8 às 14 horas); a suspensão de visitas turísticas ao Palácio Araguaia; o adiamento, por 30 dias, de todos os eventos programados pelo Poder Executivo; a suspensão das visitas nas unidades prisionais do Tocantins e suspensão das visitas aos parques estaduais do Jalapão; do Cantão; e de Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas.