Notícias 05/02/2020 - 14:40 - Daianne Fernandes/Governo do Tocantins

Secad debate metas para atuação da Junta Médica na área de prevenção à saúde

reunião aconteceu na sede da Secad em Palmas reunião aconteceu na sede da Secad em Palmas - Daianne Fernandes/Governo do Tocantins
Equipe da Junta Médica reúne com RH's da Educação e Saúde Equipe da Junta Médica reúne com RH's da Educação e Saúde - Divulgação/Secad

Estabelecer metas para incrementar as ações da Junta Médica do Estado na prevenção de doenças entre os servidores, foi o objetivo da reunião realizada nesta terça-feira, 04, entre a equipe da Junta Médica estadual e o secretário da Administração, Edson Cabral. Para o secretário a atuação da Junta não pode ser limitada a apenas conceder licenças médicas. “Precisamos ir além da concessão de licenças e desenvolver ações que incrementem a saúde e a produtividade do servidor público estadual”, destacou.

O foco desse primeiro encontro foi na saúde mental e contou com a participação da equipe de médicos psiquiatras da Junta Médica em Palmas, que apontou quais são os problemas mais comuns e as áreas mais atingidas,  como é o caso de depressão entre os professores da rede estadual , por exemplo.

O primeiro passo é fazer um mapeamento dos hábitos de vida do servidor público estadual. Para isso o grupo mostrou ao secretário, uma pesquisa que está sendo construída por uma equipe multidisciplinar da Secad e deve ser aplicada entre os servidores.

Segundo a superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão, Carol Bueto,  o projeto piloto será iniciado na Secad, ainda neste primeiro trimestre . “Por meio de um questionário,  queremos conhecer hábitos, doenças pré-existentes   e  o comportamento dos servidores, para traçar estratégias específicas para cada grupo”, disse.

Na reunião, o secretário também pediu que a equipe entrasse em contato com as pastas para desenvolver um plano de ação, em nível estadual, com ações de fomento a saúde e qualidade de vida.

E o primeiro passo já foi dado, a equipe da Junta também se reuniu nesta quarta-feira, com  as áreas de Recursos Humanos das secretarias da Educação e da Saúde. Segundo a diretora da Junta Médica, Marcia Varão, o objetivo é montar na junta um trabalho multidisciplinar em parceria com o RH, para  elaborar projetos específicos para a realidade de cada pasta. “Precisamos compreender as necessidades de cada público. Na educação, por exemplo, a realidade do professor que está em sala de aula é muito única, e talvez as ações necessárias não sejam apenas de saúde, mas envolvam o ambiente de trabalho, os recursos utilizados para execução dos serviços, entre outros. O que demanda um olhar abrangente e multifatorial, para que esse profissional obtenha um melhor rendimento na execução de suas tarefas”, disse.