Notícias 17/02/2020 - 16:02 - Wanderson Gonçalves – Governo do Tocantins

Administração realiza treinamento em Gestão Patrimonial com servidores de todos os órgãos

A capacitação acontece na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), em Palmas. A capacitação acontece na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), em Palmas. - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Servidores responsáveis pelos setores de patrimônio de toda máquina pública estadual participam, esta semana, de capacitação para a utilização do Módulo de Patrimônio Mobiliário do Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SIGA-TO. O treinamento é uma ação integrada entre a Secretaria da Administração (Secad) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), com ênfase no suporte ao cadastro de dados dos bens móveis e imóveis que compõe o patrimônio do Executivo.

A capacitação acontece na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), em Palmas e vai possibilitar que cada participante aprenda a registrar os bens governamentais no sistema. “Estamos organizando essa semana de treinamentos para que todos os órgãos da administração estadual melhorem a sua gestão patrimonial. Aos contadores apresentaremos os relatórios e as informações de interesse da contabilidade, na sexta-feira”, Informou a gerente de Treinamento da ATI, Daiane Rodrigues.

Ação aplaudida pelo servidor da Controladoria Geral do Estado (CGE), Paulo Henrique, que viu  como positiva a implantação do novo sistema. “A nossa expectativa é muito boa, já que o sistema busca integrar e conversar com outros sistemas, isso somado ao fato de ser feito em meio digital, facilita bastante o fluxo do nosso trabalho”, pontuou.

Para a diretora de Gestão de Patrimônio da Secad, Maria Osmanda Pereira, essa é mais uma ferramenta inovadora que coloca o Tocantins como exemplo para os outros Estados no controle e cuidado com os bens Móveis e imóveis do governo.  “Essa integração de sistemas proporcionada pelo SIGA, vai nos possibilitar trabalhar com mais agilidade e abrangência, atuando desde a compra até o controle de bens móveis, imóveis e almoxarifado”, destacou.

Solução

A implantação da Solução foi iniciada em janeiro e vem sendo realizada de forma gradativa, com os módulos do Almoxarifado e Patrimônio Mobiliário. “O SIGA veio para trazer organização, centralização e padronização para a Administração  do Estado, tudo isso em uma única ferramenta”, pontuou a gerente de Implantação e Integração de Sistemas da ATI, Maria Jardim. Segundo ela, há previsão para a implantação de outros módulos (Compras, Patrimônio Imobiliário e Contratos) ainda para esse semestre.

Sob o aspecto contábil, de acordo com o Felipe Ribeiro, gerente de Apoio Técnico e Prestação de Contas, a implantação do sistema vai possibilitar o atendimento às exigências internacionais. “Esse novo sistema chega em um momento primordial para nós, principalmente, quando  analisamos as exigências das normas internacionais de contabilidade, já que vai nos possibilitar realizar a depreciação, reavaliação de bens e redução ao valor recuperável, gerando maior segurança no cumprimento das normas vigentes”, ressaltou.