Notícias 13/11/2020 - 08:37 - Gabriela Glória/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins oferece nova capacitação de servidores em gestão e fiscalização de contratos

Os servidores da Secad participam do curso ministrado pelo superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto Os servidores da Secad participam do curso ministrado pelo superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto - Ascom SGE/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado ofereceu nessa quarta-feira, 11, o curso “Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública”. A capacitação foi direcionada a 23 servidores da Secretaria da Administração (Secad). As atividades aconteceram no auditório da CGE, seguindo as normas de distanciamento social.


A atualização contemplou servidores envolvidos no exercício da atividade de gestor e fiscal de contratos. “A formação continuada contribui para o equilíbrio global das contas estaduais e faz parte da política de promoção do controle dos gastos públicos, como determina o governador Mauro Carlesse”, ressalta o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda.


O curso foi ministrado pelo superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE-TO, Benedito Martiniano da Costa Neto. Foram abordados temas como contratos de insumos, de material de consumo, de prestação de serviços e de obras. Já a certificação, material de apoio  e enquete desenvolvida pela Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet), o servidor encontra disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unicet.


“Ao ser capacitado na área de atuação, o servidor se torna mais consciente das suas atribuições e responsabilidades. E capacitar o fiscal é uma obrigação do ordenador de despesa, de modo a designá-lo formalmente e assim deixá-lo apto a atuar com assertividade na fiscalização e acompanhamento da execução das cláusulas contratuais”, observou o superintendente.