Notícias 02/10/2020 - 13:57 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Administração se reúne com Universidades para cooperação ao projeto de Saúde Mental

Participaram da reunião, pesquisadores e representantes das Universidades: UFT, Unitins, Unirg, Unitpac, Ulbra, Católica e ITOP Participaram da reunião, pesquisadores e representantes das Universidades: UFT, Unitins, Unirg, Unitpac, Ulbra, Católica e ITOP - Ascom/Secad

Promover uma troca de experiências, avaliar e planejar estratégias para execução do projeto de Saúde Mental do Servidor. Este foi o objetivo da Secretaria de Estado da Administração (Secad), ao realizar na manhã desta sexta-feira, 02, uma reunião com representantes das Universidades e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na oportunidade o secretário da Administração, Bruno Barreto, apresentou o projeto “Saúde Mental do Servidor em Tempos de Pandemia” destacando a importância do apoio das Universidades. “Nossa preocupação hoje está voltada para os servidores públicos, que é a classe que representamos, porém estamos conscientes e sabemos da realidade de todos os cidadãos. Decidimos em conjunto com a Junta Médica Oficial, unir esforços para que possamos melhorar a relação dos servidores com essa atual realidade, porque é necessário preservar a saúde mental de todos. O segundo passo foi buscar parceiros para a execução do projeto, então obtivemos o apoio da Secretaria de Estado da Saúde(SES), que já desenvolve um trabalho específico nesses moldes e veio para somar com o projeto. Hoje reforço a importância da parceria com as Universidades para o acolhimento e apoio na execução dessa causa tão nobre”, pontua.

Para o diretor de Regulação do Trabalho da SES, Robson José da Silva, a reunião com as Universidades é importante pois ela vai além da troca de experiências. “Eles podem colaborar com esse projeto se a gente pensar que ele tem outras dimensões, uma é a escuta qualificada do trabalhador naquele momento em que ele está precisando de apoio, porque o atendimento remoto não envolve terapia, por isso a necessidade de articular com diversos outros parceiros, para que o psicólogo preste esse atendimento inicial e identifique se aquele servidor necessita de acompanhamento e encaminha o usuário para a rede”, destacou.

Robson ressalta que um dos pontos importantes da Saúde Mental é fomentar que todos os espaços criem um núcleo de atenção ao trabalhador e que cada instituição possa mapear os profissionais interessados em contribuir com o projeto. “O trabalho de atendimento que é realizado pela SES, não envolve apenas o manuseio de medicação, mas sim terapias que ajudam o indivíduo a interagir com o que de fato acontece na realidade. Por isso é importante expandir esse atendimento para outros setores, que é a proposta da Secad”, observa.

Parcerias

O projeto de Saúde Mental do Servidor em Tempos de Pandemia, já iniciou a primeira fase de execução. Por meio de uma live de lançamento realizada no dia 28 de outubro, o canal do youtube do Governo do Tocantins, com participação de especialistas discutindo a quebra de mitos que envolvem a depressão no ambiente de trabalho.

A Secad vem trabalhando nas propostas do projeto em oferecer acolhimento aos servidores e tem buscado parcerias que possam agregar no desenvolvimento do projeto.

Visando o atendimento para os beneficiários do Servir, o secretário da Administração, Bruno Barreto, realizou um encontro com o Conselho Estadual de Psicologia, com objetivo de oferecer os serviços de terapias aos beneficiários do Plano. “Buscamos apoio também para os servidores que são beneficiários do Servir, tivemos uma reunião com o Conselho Regional de Psicologia que demostrou interesse em agregar a esse projeto, hoje já temos profissionais credenciados para atender os beneficiários do Servir e continuamos com o credenciamento aberto aos profissionais interessados”, informou.

Já por meio das parcerias com as Universidades, a projeto busca a cooperação das instituições para a execução prática com o acolhimento e atendimento dos servidores que necessitarem de apoio. “Vemos o potencial das Universidades para contribuir conjuntamente com a Secad no desenvolvimento desse projeto em oferece qualidade de vida para todos os servidores”, finalizou o secretário.

Participantes

Participaram da reunião o secretário da Administração, Bruno Barreto; a diretora da Junta Medica Oficial, Márcia Varão e o médico perito, Sávio Luiz Severo; o diretor de Regulação do Trabalho da SES, Robson José da Silva; as professoras e pesquisadores da área da saúde, Clarisse Menezes e Jeany Castro; o coordenador do curso de Serviço Social da Unitins, Geovane Bezerra; a coordenadora do curso de Psicologia da Unitpac, Shimony Coelho; a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFT, Maria Santos; o coordenador do curso de Psicologia da Católica, Lucas Araújo; a coordenadora do curso de Psicologia da Unirg, Taila Medeiros; a coordenadora do curso de Serviço Social do Itop, Gislene Araújo.