Notícias 14/10/2020 - 09:36 - Angélica Lima/Governo do Tocantins

Servir inclui atendimento domiciliar em seu rol de cobertura

Tal medida se faz necessária devido a pandemia global do novo coronavírus Tal medida se faz necessária devido a pandemia global do novo coronavírus - Divulgação

Foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de outubro, a portaria que regulamenta a cobertura do Atendimento Domiciliar Gerenciado (ADG) para os servidores segurados do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Servir). Tal medida se faz necessária devido a pandemia global do novo coronavírus e a necessidade da disponibilidade máxima dos Leitos de Unidades de Terapia Intensiva ( UTI’S).

De acordo com a portaria, internados em UTI´S podem ser atendidos em suas residências através do Atendimento Domiciliar Gerenciado (ADG). A Secretaria da Administração é a responsável por regulamentar as normas que dotam o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Servir), dos instrumentos necessários para o atendimento eficaz e eficiente dos seus assistidos.

Para o superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão, Reginaldo Santos, a  possibilidade do atendimento domiciliar é muito positiva em diversos aspectos, um deles trata dos custos de internação, já que estes são bem mais elevados quando realizados em unidade hospitalar do que as internações domiciliares. 

“Com a implantação do ADG, o Servir busca a redução do número de judicializações e, consequentemente, uma economia na ordem de 30% do valor final da conta. Outro ponto importante é o atendimento aos pacientes crônicos que estão em UTI, e que através de prescrição médica e consentimento familiar, poderão ser atendidos em sua residência com todo aparato hospitalar necessário e com o apoio diário familiar”, declara Santos. As solicitações para o ADG deverão atender plenamente às regras contidas no seu Manual de procedimentos.