Notícias 03/09/2019 - 13:55 - Angélica Lima/Governo do Tocantins

Secad apoia Caminhada “Passos que Salvam”

A ação  será realizada no dia 24 de novembro, em Palmas, a partir das 8h, no Parque Cesamar A ação será realizada no dia 24 de novembro, em Palmas, a partir das 8h, no Parque Cesamar - Angélica Lima/Governo do Tocantins

Visando estimular a solidariedade e o voluntariado entre seus servidores, a Secretaria da Administração-Secad, apoia a realização da 8ª edição da Caminhada Passos que Salvam. A ação  será realizada no dia 24 de novembro, em Palmas, a partir das 8h, no Parque Cesamar.

O secretário da Administração, Edson Cabral, destaca a ação como de extrema importância para a difusão de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil. “Toda e qualquer ação que estimule a manutenção da saúde ou mesmo colabore com o tratamento médico de alguém é uma forma de melhorar a sociedade e, consequentemente, o mundo em que vivemos”, afirma o secretário.

O objetivo do evento é levar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A mobilização é promovida pelo Hospital de Amor, simultaneamente, em centenas de cidades brasileiras.

A caminhada é realizada todos os anos durante o último domingo do mês de novembro pela proximidade ao “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, celebrado em 23 do mesmo mês.

Além de disseminar essas importantes informações, a “Caminhada Passos que Salvam” também possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos. Ao adquirir um kit com camiseta, boné e ‘sacochila’, cada participante estará contribuindo com o valor de R$ 35,00, que será integralmente direcionado à instituição.

Sobre o câncer infantil

Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença estão: manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça que não melhoram, perda de peso, dificuldade de engolir alimentos, aumento do volume abdominal, anemia inexplicável, reflexo branco nas pupilas, febre prolongada, aumento dos olhos, fraqueza e dores nos ossos. São sintomas que parecem comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo e, por isso, o alerta para que um médico especialista seja consultado.

Captação de Recursos

Para obter mais informações e saber onde adquirir os kits, entre em contato com a coordenadora do Hospital de Amor em Palmas, Ana Paula Bichuette, através do número (63)9 9944-8420 ou acesse http://facebook.com/PalmasParaVida 

Números de 2018

Em 2018, 805 pacientes do Tocantins foram atendidos, gratuitamente, em Barretos-SP, os quais geraram 8.084 atendimentos. Desses pacientes, 209 eram moradores de Palmas, com 5.813 atendimentos. Ao todo, foram 90 municípios tocantinenses atendidos pelo Hospital de Amor.