Notícias 08/07/2019 - 17:23 - Ascom/Secad

Gestão da Secretaria Estadual da Administração avança na digitalização de processos

Resolução prevê que mais de 20 processos tenha tramitação 100% digital. Resolução prevê que mais de 20 processos tenha tramitação 100% digital. - Divulgação

Em busca da consolidação do meio eletrônico na administração pública estadual e a consequente economia e eficiência nos processos, a Secretaria da Administração (Secad) propôs uma Resolução que torna obrigatória a autuação de 24 processos em formato digital.

A autuação digital, é realizada pelo Sistema de Gestão de Documentos (SGD), e dispensará totalmente o uso de papel, otimizando toda movimentação e distribuição de documentos dentro do órgão. Segundo o secretário da Administração, Edson Cabral, esta é mais uma medida de modernização e economicidade implantada na administração pública do Tocantins. “Atualmente a implantação do processo eletrônico é um caminho natural da gestão pública e vem sendo tratado com prioridade pelo Governo do Estado”, afirmou.

De acordo com a proposta de Resolução,  os assuntos que tratam da vida funcional do servidor tais como: certidões, declarações, licenças, afastamentos, dentre outros, serão efetuados de modo totalmente online, por meio do SGD. Esta ampliação na digitalização se alinha à Resolução n°01/2018 que já tornava obrigatória o suporte digital para diversos outros serviços.

Para a superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Sandra Gondim, o fluxo de processos administrativos terá ganhos em agilidade, produtividade, transparência e redução de custos.  “O processo será criado via sistema, será desenvolvido nos setores responsáveis e acompanhado pelo servidor, que terá acesso a todo o caminho percorrido pelo processo, bem como seu resultado final” afirma.

A Resolução com a lista completa dos processos deve ser publicada no Diário Oficial em breve, marcando mais um importante passo no processo de modernização que vem sendo implantado na atual gestão do órgão.