Notícias 13/05/2019 - 10:40 - Hellen Nunes – Governo do Tocantins

Secad trabalha na elaboração de manual para o Plansaúde

A reunião aconteceu na sede da Infoway, em Palmas A reunião aconteceu na sede da Infoway, em Palmas - Hellen Nunes – Governo do Tocantins

O Manual do Credenciado do Plansaúde está em fase final de elaboração e é fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria da Administração – Secad, a empresa administradora, Infoway e os prestadores de serviço do plano.

A confecção do material tem o intuito de padronizar todos os procedimentos, protocolos e comunicação que envolvem a prestação de serviços do Plansaúde,  desde o preenchimento de guias em atendimento até as regras contratuais que regem direitos e obrigações, tanto da empresa administradora quanto dos prestadores de serviço.

Além disso, o manual trata de protocolos para compra e uso de PME (Próteses e Materiais Especiais), fluxos de auditoria em procedimentos, cronograma de pagamentos e protocolos para solicitação de: exames, internação, urgência, cirurgias e internação em UTI. “O Manual visa estabelecer uma relação de transparência entre Secad, administradora e prestadores. Com regras claras e acessíveis a todos que operacionalizam o plano” afima Caroline Bueto, superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão.

Para a diretora de Inteligência em Saúde da Infoway, a médica Deildes Prado, a confecção do Manual do Credenciado é fundamental para o novo redimensionamento e estruturação do Plansaúde. “Com regramento baseado em outros modelos de saúde suplementar, queremos adequar o plano a um funcionamento contínuo e sustentável e, além disso, atender às necessidades dos usuários” afirma.

O Manual do Credenciado é um dos resultados do Workshop do Plansaúde que aconteceu no mês de abril. “Durante o evento que era necessário essa padronização e o manual é a forma concreta de mostrar que estamos ouvindo as necessidades e estamos buscando as soluções” ressalta Inejaim José Brito, diretor do Plansaúde.

Participaram da reunião a superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão, Caroline Bueto, o diretor do Plansaúde, Ineijaim José Brito, a diretora de Inteligência em Saúde da Infoway, doutora Deildes Prado, a coordenadora de Regulação em Saúde, Karol Soares, o Analista em Sistema do Plansaúde, Reginaldo Santos, a presidente do Sindicado dos Médicos, Janice Painkow e Thiago Figueiredo, representante do Sindicato dos Hospitais de Palmas.