Notícias 12/04/2019 - 14:18 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Desafios e soluções na gestão do Plansaúde são tema de Workshop

Secretário da Administração, Edson Cabral, apresenta panorama do cenário atual  e os desafios na gestão do Plansaúde. Secretário da Administração, Edson Cabral, apresenta panorama do cenário atual e os desafios na gestão do Plansaúde. - Angélica Lima/Governo do Tocantins
Gerente de Operações da Infoway, Francisco Júnior,  faz um balanço das ações durante os primeiros meses da administração do Plansaúde. Gerente de Operações da Infoway, Francisco Júnior, faz um balanço das ações durante os primeiros meses da administração do Plansaúde. - Angélica Lima/Governo do Tocantins
Palestrantes do Workshop discutem com o público as sugestões e melhorias para o futuro do Plansaúde. Palestrantes do Workshop discutem com o público as sugestões e melhorias para o futuro do Plansaúde. - Angélica Lima/Governo do Tocantins
O advogado especialista na área de saúde, Frederico Borges, fala sobre os desafios da autogestão. O advogado especialista na área de saúde, Frederico Borges, fala sobre os desafios da autogestão. - Angélica Lima/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Administração (Secad), gestora do Plansaúde, realizou, nesta manhã desta sexta-feira, 12, o Workshop Plansaúde Benefícios e Inovações, no auditório da Fecomércio em Palmas. A programação segue durante todo o dia, com discussões das propostas e das melhorias para o Plansaúde.

A abertura do evento foi feita pelo secretário de Estado da Administração, Edson Cabral; e pela superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão, Caroline Bueto. “É muito importante que gestores e prestadores se reúnam, na intenção de debater soluções para o nosso Plansaúde. Espero que, por meio desse evento, nós possamos ter boas ideias e quem sabe até idealizemos novas bandeiras para melhorar a gestão do plano, o atendimento e a eficiência como um todo”, enfatizou o secretário.

A primeira palestra, apresentada pelo secretário Edson Cabral, abordou um panorama sobre o atual cenário e os desafios da gestão. Além do debate sobre o tema, também foram definidas, pelo secretário, as cinco melhorias cruciais para a condução do plano. As metas traçadas foram: Lançamento do novo edital de chamada de credenciamento; unificação das tabelas; distribuição do manual do prestador com regras claras; buscar parcerias e soluções para especialidades específicas e adesão ao Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp).

Logo em seguida, foi a vez do gerente de Operações da administradora do plano, Francisco Júnior, proferir sua mensagem com a palestra intitulada Infoway administração do plano, avanços e melhorias. O palestrante apresentou os resultados com os primeiros meses de administração do plano e definiu as metas para a implantação da identificação biométrica e entrega dos novos cartões aos segurados.

O terceiro palestrante foi o advogado Frederico Borges, que veio de Brasília para contribuir com suas experiências na área de saúde, relações institucionais e governamentais. Abordou o tema Momento da saúde suplementar no Brasil e o futuro da autogestão, dividindo com o público sua experiência na gestão de outros planos públicos e privados.

A última palestra do encontro com o tema Judicialização, meios legais, sugestões e desafios para o setor público na assistência em saúde dos servidores públicos, foi apresentada por Arthur Pádua, defensor público, que mostrou como os planos podem aplicar ideias que diminuam o número de judicialização. Segundo o defensor, “a judicialização deve ser combatida com uma boa gestão aliada ao planejamento estratégico das ações, efetivando os pagamentos em dias aos prestadores e fornecedores”, destacou.

Após a apresentação dos palestrantes sobre a sua visão da qualidade e mudanças necessárias, o público participou com perguntas e sugestões de melhoria/mudança para o Plansaúde. A presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços em Saúde do Tocantins (Sindesto), Maria Lúcia Machado, falou da importância do plano no cenário atual. “Sabemos da importância que o Plansaúde exerce hoje na esfera da saúde, muitos hospitais sobrevivem por causa do plano, então o Plansaúde tem um ponto fundamental até mesmo no desenvolvimento da economia do Estado”, ressaltou.

Assim, a primeira etapa do evento foi finalizada com sugestões, com o propósito de melhorar a gestão do plano, garantindo sua eficiência.