Notícias 08/03/2019 - 12:26 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Valorização da mulher é tema de bate papo na Secretaria da Administração

especialista em Desenvolvimento de Emoções Assertivas, Vanessa Balbino, fala sobre valorização da mulher especialista em Desenvolvimento de Emoções Assertivas, Vanessa Balbino, fala sobre valorização da mulher - Angélica Lima/Governo do Estado
Denise Beltrame fala sobre a importância das mulheres no serviço público Denise Beltrame fala sobre a importância das mulheres no serviço público - Angélica Lima/Governo do Estado
Servidoras posam para foto com palavras que as definem como mulher Servidoras posam para foto com palavras que as definem como mulher - Angélica Lima/Governo do Estado
Servidoras posam para foto com palavras que as definem como mulher Servidoras posam para foto com palavras que as definem como mulher - Angélica Lima/Governo do Estado

A Secretaria da Administração, (Secad), realizou na manhã desta sexta-feira, 08, um momento de descontração e reflexão em homenagem ao dia Internacional da Mulher. Dezenas de servidoras participaram de uma palestra motivacional sobre a valorização da mulher, autoestima e autoconhecimento.

A abertura do evento ficou a cargo da diretora de gestão funcional, Denise Beltrame, que falou sobre como esta data foi criada e as reflexões que este dia proporciona a todos, sobre o papel que a mulher ocupa na sociedade. Ressaltou a importância do trabalho das servidoras dentro da secretaria e desejou um feliz dia da mulher a todas. “Muita coisa mudou, mas a gente sabe que precisamos evoluir muito enquanto sociedade para alcançar um ideal justo e igualitário. Diferente do que dizem, não somos todas belas, não somos recatadas, não somos do lar, somos guerreiras”, concluiu.

Logo em seguida foi a vez da especialista em Desenvolvimento de Emoções Assertivas, Vanessa Balbino, conduzir uma bate papo leve e descontraído, abordando pontos importantes da valorização da mulher, tanto no aspecto profissional, quanto na vida pessoal, de modo que cada servidora se sentisse valorizada em todos os sentidos.

Valorização

Na Secad, a data também foi um momento importante para reflexão sobre o papel da mulher no funcionalismo público. Segundo dados levantados pela diretoria da Folha de Pagamento, o público feminino é presença marcante no Poder Executivo estadual. Ao todo, são 21.312 servidoras públicas que ocupam os mais variados cargos, desde auxiliar de serviços gerais, fundamental para a manutenção dos prédios públicos, até os mais altos postos.

Os dados ainda demonstram que o Governo do Tocantins mostra confiança em suas servidoras na hora de definir ocupantes de cargos de chefia e assessoramento. Um exemplo é a própria Secad, onde 20 dos 43 cargos de chefia são comandados por mulheres.

Decana da Secad, formada em Psicologia,  Especialista em Administração e Planejamento para Docentes e em Gestão Pública, Denise Beltrame é servidora estadual desde 1995, e está acostumada a chefiar equipes compostas por homens. Hoje, atua como Diretora de Gestão Funcional e afirma que nunca sofreu preconceito por ser mulher e estar no comando. “Não sinto dificuldades em chefiar homens. Eu tenho o respeito deles porque procuro tratá-los com respeito. Busco passar credibilidade, ter postura e organização na minha conduta”, explica.

Premiação

Ainda com foco na valorização e autoestima da mulher, durante a palestra foram sorteados brindes para as servidoras presentes:  Massagem relaxante, sessão de coaching, maquiagem, foram alguns dos “mimos” que as servidoras ganharam, frutos de parcerias realizadas entre a palestrante e profissionais da área da saúde e beleza.

Uma das mulheres presenteadas,  foi a fisioterapeuta Annye Eveylin. Servidora estadual há cinco anos, ela acredita que o momento promovido pela pasta é uma passo importante na valorização da mulher dentro das instituições. “É através de momentos como esses que nos sentimos valorizadas, nos sentimos parte importante de uma engrenagem que necessita de pessoas para ser movimentada, onde a real diferença não está no sexo, e sim na vivência de cada um e nas experiências que dividimos com os colegas e nossa contribuição para uma sociedade mais justa”, destacou.

Outra servidora da secretaria, Selma Pacheco, trabalha há 17 anos na Secad,   falou da importância do Dia Internacional da Mulher. “Podemos considerar como um dia especial, um dia que a gente tem algum privilégio a mais. Hoje a mulher na sociedade tem um papel fundamental, estão exercendo vários cargos importantes e sendo realmente valorizada, porém é preciso mudar muita coisa ainda, destacou”.