Notícias 28/03/2019 - 17:45 - Daianne Fernandes/Governo do Tocantins

Secretário da Administração assume Vice-Presidência do Consad

Assumem  a diretoria do Consad, os secretários do Alagoas, Tocantins e  Rio Grande do Sul Assumem a diretoria do Consad, os secretários do Alagoas, Tocantins e Rio Grande do Sul - Divulgação/Consad
Nova diretoria teve posse imediata Nova diretoria teve posse imediata - Divulgação/Consad

O Secretário da Administração do Tocantins, Edson Cabral de Oliveira, assumiu nesta quinta-feira, 28, a Vice-Presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). A Posse aconteceu em reunião extraordinária da entidade realizada em Brasília.

A nova diretoria do Consad para o Biênio 2019/2020, foi eleita por unanimidade dos votos. Assumem a direção do Conselho, o Secretário de Estado do Planejamento e Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos (Presidente), o Secretário de Administração do Tocantins,  Edson Cabral (1º Vice-Presidente) e a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, Leany Barreiros de Sousa Lemos.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos os secretários da Administração do Estado da Bahia, do Piauí e da Administração e Gestão do Amazonas: Edelvino da Silva Góes Filho, Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral e José Ricardo Pontes Borges.

Consad

Com sede em Brasilia, o Consad é formado pelos secretários de Administração de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, mantendo encontros periódicos e espaços permanentes de troca de experiências inovadoras e  busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão Pública no Brasil.

Criado em 2000, a entidade busca atuar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das secretarias e dos órgãos correlatos, bem como participar da formulação e implementação das políticas nacionais de administração pública, entre outros.

Perfis

Fabrício Marques Santos

È secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas,  mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP),  já desenvolveu atividades no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Sistema de Contas Nacionais do Brasil. Em Alagoas, o secretário do Planejamento passou pelo cargo de secretário especial da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e integrou a equipe do Tesouro Estadual.

Edson Cabral de Oliveira

É Secretário da Administração do Estado do Tocantins. Administrador formado pela Universidade Católica de Brasília, com Especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo  (SP); MBA em Liderança Empresarial pela Fundação Dom Cabral; MBA em Designer Estratégico pelo Instituto CRIE em Turim (Itália). No Tocantins atuou com destaque como diretor técnico do Sebrae Tocantins, Secretário de Governo da Prefeitura de Palmas e Vice-Presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Foi conselheiro federal e  atualmente é conselheiro regional do CRA Tocantins.

Tem experiência em consultoria empresarial e pública. É palestrante em eventos relacionados com o ensino de Administração e de Gestão de Pequenos Negócios.  Poeta e autor de livros, crônicas e ensaios, integrante da Academia Palmense de Letras.

Leany Lemos

É Secretária Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão. Mestre em Ciência Política (1988) e doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília (UnB), tem pós-doutorado no programa Oxford-Princeton Global Leaders (2009-2011). Recebeu o prêmio Alacip de melhor tese de doutorado em Ciência Política da América Latina, biênio 2004-2005, e Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses, 2005.