Notícias 02/12/2019 - 10:58 - Daianne Fernandes – Governo do Tocantins

Tocantins é destaque em revista nacional de Administração

Tocantins é destaque em revista do Consad Tocantins é destaque em revista do Consad - Divulgação/Secad
Revista foi lançada durante Fórum de Secretário no Rio de Janeiro Revista foi lançada durante Fórum de Secretário no Rio de Janeiro - Divulgação/Secad

Iniciativas digitais desenvolvidas pelo governo do Tocantins por meio da Secretaria da Administração (Secad), como o sistema de informações de qualificações do servidor público (Qualifica), o portal do servidor e o sistema utilizado para a construção do Plano Plurianual 2020/2023 foram destaque em matérias publicadas na revista Governança e Desenvolvimento, deste mês de novembro de 2019.

Inovações realizadas no portal do “È Pra Já” para agilizar e facilitar o atendimento realizado pelas unidades também foram matéria na 27ª edição da revista publicada pelo Conselho Nacional de Secretário de Administração (Consad). Lançada durante o 112º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, na última quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro.

A publicação mostra que no Tocantins, até 2012, os trâmites administrativos eram exclusivamente realizados com papel. O pontapé da mudança foi a implantação do Sistema de Gestão Documental, naquele mesmo ano e  desde então, o governo do Tocantins tem  investido cada vez  mais em ações de modernização na área de Tecnologia da Informação (TI) e outras áreas do mundo digital. Não apenas na aquisição de equipamentos, mas também nos sistemas e procedimentos, com destaque para  a criação  da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), implantada pelo governo atual.

Para o secretário da Administração, Edson Cabral, investir nesta área é indispensável para o desenvolvimento do Tocantins. “O uso dessas novas tecnologias beneficia todos os atores: gestão, servidores e cidadãos, acabando com a morosidade e tornando o serviço mais atraente, econômico e instigante”, destacou.

O atendimento  prestado ao cidadão pelas unidades do È Pra Já de Araguaina e Gurupi também é um dos exemplos, destacados pela revista, de como as transformações digitais podem  melhorar o serviço público.  O programa oferece mais de 200 tipos de serviço ao cidadão e registrou, este ano, mais de 400 mil atendimentos.

A Revista

A publicação é distribuída pelo Consad em todo o país e possui uma versão digital disponível para download no Portal do Consad ou em anexo a esta matéria. O objetivo do projeto é potencializar as ações realizadas pelos Estados na área de gestão, bem como fortalecer as atividades que estão sendo feitas dentro do âmbito da administração pública brasileira. Para isso, a revista conta com a participação integrada da rede de assessores de comunicação das secretarias estaduais de administração e já vem como uma das grandes ações do Grupo de Trabalho de Comunicação retomado pelo Conselho este ano.