Notícias 29/11/2019 - 12:08 - Daianne Fernandes - Governo do Tocantins

Fórum do Consad  apresenta resultados de trabalho conjunto dos Estados

Secretário do Tocantins apresenta trabalho do GT de Escolas de Governo Secretário do Tocantins apresenta trabalho do GT de Escolas de Governo - Divulgação/Consad
Apresentação do trabalho do GT de Gestão de Pessoas Apresentação do trabalho do GT de Gestão de Pessoas - Divulgação/Consad

A apresentação dos resultados e ações desenvolvidas pelos grupos de trabalho do Conselho Nacional de Secretários de Administração, marcou o  segundo dia do 112º Fórum do Consad, nesta quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro. Iniciativas como a Carteira de Trabalho digital que é  resultado do trabalho e troca de experiências realizadas pelo  GT de Transformação Digital.

Com representantes na grande maioria dos grupos de trabalho, a secretaria da Administração do Tocantins vem ativamente colaborando com os trabalhos do Conselho e colhendo os frutos do intercâmbio técnico  e a conexão interestadual que os grupos proporcionam, inclusive assumindo a coordenação do recém-criado GT de escolas de governo. “A criação desse grupo foi uma estratégia muito acertada do Consad. O modo como realizamos a gestão de pessoas está mudando e alinhar estrategicamente o papel das escolas de governo e as formas como elas podem contribuir com esse processo é essencial”, destacou o secretário da Administração Edson Cabral.

O grupo também debateu os desafios das escolas de governo hoje e definiram uma agenda de trabalho que prevê visitas estratégicas e levantamentos de dados sobre o trabalho e realidade das escolas.

Outro grupo iniciado durante esta edição do Fórum, foi o de Gestão de Ativos, que vai buscar dialogar de forma integrada sobre o gerenciamento de patrimônio, PPPs e concessões. Tudo isso focado no investimento, por meio de parcerias que contribuam com a adoção de políticas públicas eficazes nos Estados.

 

Resultados

Atuando a mais tempo, o GT de transformação digital apresentou o resultado de pesquisas realizadas sobre a capacidade de transformação digital nos Estados, destacando que eles já sabem o que precisam fazer, onde precisam atuar e que isso é um das grandes conquistas do trabalho realizado pelo grupo.

Também esta em andamento um diagnóstico sobre a capacidade de entrega de serviços públicos pelos Estados, com mapeamento de custos  de serviços relevantes.  Apresentou as metas do grupo para 2020, como a implantação de mais serviços inovadores, entre eles o desenvolvimento de um cartão de vacinas digital e engajar agentes políticos e o setor produtivo nesse cenário, bem como apoiar a transformação digital nos municípios.

Outros destaques foram apresentados nos trabalhos do GTS de Gestão de pessoas que reuniu representantes de 19 Estados brasileiros e também vem levantando diagnósticos sobre a área.  Já no GT de comunicação, o grande destaque foi o lançamento da segunda edição da revista Governança e Desenvolvimento que tem papel estratégico em mostrar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos na gestão pública dos Estados e do país.