Notícias 28/11/2019 - 08:12 - Daianne Fernandes - Governo do Tocantins

Secad participa do 112º Fórum do Consad

Realizado pelos conselhos nacionais de secretários estaduais da Administração e do Planejamento, o Fórum Consad/Conseplan chega a suas 112ª edição e reúne mais de 20 representantes de Estados brasileiros, no Rio de Janeiro,  para trocar experiências e debater ações e soluções para as demandas da gestão pública no país e  em suas localidades.

O secretário estadual da Administração ,  Edson  Cabral,  e técnicos da Secad  representam o Tocantins no evento e participaram nesta quarta-feira, 27 dos grupos de Trabalho sobre escolas de governo, gestão de pessoas e comunicação. “No momento atual pelo qual o país esta passando é muito importante debater, discutir e encontrar caminhos inovadores e criativos para a gestão do serviço público e a formação de GT’s  é uma estratégia que o Consad vem utilizando com muito êxito”, destacou.

O encontro ocorre trimestralmente e reúne gestores e técnicos de todas as unidades federativas para aprofundar temas significativos ao bom andamento das gestões dos Estados. O Fórum segue até esta sexta-feira, 29, e desta vez  a discussão se volta, entre outras coisas, para assuntos como Gestão de Ativos, Concessões, Parcerias Público-Privadas, Pacto Federativo e Governança Pública.

Escolas de Governo

Com participação ativa no GT de Escolas de Governo, o secretário da Administração do Tocantins destacou a importância das escolas  para a operacionalização e adequação da força de trabalho que o serviço público precisa, para dentro de novos paradigmas como a transformação digital, conseguir se readequar e entregar produtos melhores à sociedade.  “O primeiro passo desse trabalho  será a organização de um mapeamento/diagnóstico das escolas de governo no Brasil. Devemos sair daqui com um cronograma desse projetos e quais as ações pontuais necessárias”, disse.

O debate do grupo também contou com a apresentações da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sobre a plataforma da Escola de Governo e da Fundação Lemann sobre formas inovadoras de trabalhar a seleção e ingresso de talentos no serviço público.

Gestão de pessoas

O assessor técnico em Carreiras Públicas da Secad, José Wellyngton participa do grupo de trabalho de gestão estratégica de pessoas do Consad que também se reuniu nesta quarta-feira  com foco principal na apresentação de relatórios dos diagnósticos realizados pelos subgrupos de trabalho em Visão Estratégica, Lideranças e Gestão da Mudança  e Carreiras e Marcos Legais.

“Realizamos um diagnóstico  com comparativo entre as carreiras dos Estados brasileiros, além de debatermos o papel do órgão central de gestão de pessoas e suas competências em cada realidade  e assistimos cases de sucesso sobre formas de seleção de lideranças nos Estados”, pontuou.

Comunicação

No GT de Comunicação, os assessores da pasta apontaram e discutiram sobre como a comunicação deve ser vista como uma  ferramenta poderosa para a gestão pública, com posição estratégica em possibilitar a todos os setores da pasta,  uma melhor interação no alcance das metas e dos objetivos, promovendo o desenvolvimento do conhecimento, motivando a força de trabalho em equipe e o comprometimento na obtenção de resultados, entre outros aspectos.

Cases de sucesso e saídas criativas realizadas pelas secretarias da Bahia e Amazonas foram apresentados. O grupo ainda assistiu a palestras da OnuHabitat sobre  a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da jornalista Akemi Nitana da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) sobre comunicação pública.

Além disso a programação também conta com um painel do GT de Transformação Digital, que deve abordar o Governo Digital e as estratégias possíveis de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para os Estados.