Notícias 22/11/2019 - 12:25 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Junta Médica e Esmat oferecem curso de atualização a Peritos

Equipe da Junta Médica em reunião no Espaço Saúde no TJ-TO Equipe da Junta Médica em reunião no Espaço Saúde no TJ-TO - Rondinelle Moreira/TJTO
Na ocasião, foram apresentadas as propostas de parceiras entre as instituições Na ocasião, foram apresentadas as propostas de parceiras entre as instituições - Rondinelle Moreira/TJTO

Sempre em busca de parcerias que tragam benefícios aos servidores públicos do Estado, a secretaria da Administração (Secad) e a Escola Superior de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado (TJTO) vão oferecer curso de atualização aos peritos da Junta Médica Oficial, com início ainda este mês.

O curso foi um pedido da Junta Médica Oficial ao Estado. A diretoria do departamento também realizou, nesta quinta-feira, 21,  visita ao Espaço Saúde do TJTO para conhecer o trabalho desenvolvido e buscar novas parcerias.

Segundo a diretora da Junta Médica, Márcia Barros, no encontro, foi possível abordar as principais problemáticas enfrentadas pelos servidores públicos do Estado, possibilitando uma troca de experiências importante com a instituição que possui uma equipe multidisciplinar. “Nossa meta é garantir que o servidor tenha qualidade de vida no ambiente de trabalho, por meio de um atendimento único e de qualidade, que lhe permita trabalhar com bem-estar, consequentemente, diminuir os casos de licenças”, frisou.

A ação faz parte de uma política de desenvolvimento de diretrizes desenvolvidas pela Secad, que visam  melhorias na qualidade de vida, trabalho e saúde dos servidores públicos do Tocantins, com destaque para o trabalho que a Junta Médica vem desenvolvendo em buscar novos parceiros e conhecer trabalhos desenvolvidos por outros órgãos e Estados.

No último mês, a equipe realizou visita técnica à Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho – SUBSAUDE, em Brasília, para conhecer os processos de trabalho realizados nas perícias e concessão de licenças médicas para os servidores.

Aqui no Tocantins, também já possui parceria firmada com o setor de saúde do Ministério Público Estadual (MPE), que vai possibilitar o desenvolvimento de um diagnóstico para correção e prevenção de doenças no ambiente de trabalho.

A iniciativa busca possibilitar um trabalho integrado e contínuo entre as instituições parceiras, de modo que, seja possível observar as ferramentas de trabalho de cada servidor e a partir disso, realizar ações de orientação quanto a postura e ergonomia diminuir as queixas e afastamentos por má postura corporal no trabalho.

 

A Junta Médica

Vinculada à Secretaria de Estado da Administração, Secad, a Junta Médica Oficial do Estado é o órgão responsável pelo controle e execução da concessão de benefícios não previdenciários, que demandam a realização de perícia médica para sua autorização. Em sua rotina, o órgão chega a atender presencialmente cerca de 80 servidores por dia. Entre os atendimentos prestados, está a realização de exames pré-admissionais e inspeções de saúde para viabilizar a concessão de benefícios como licença médica e aposentadoria por invalidez.