Notícias 08/03/2018 - 10:38 - Wanja Nóbrega / Governo do Tocantins

Interessados em manter a contribuição sindical devem informar o RH dos órgãos onde trabalham

O servidor precisa ser dirigir ao setor responsável pela folha de pagamento  para manter a contribuição O servidor precisa ser dirigir ao setor responsável pela folha de pagamento para manter a contribuição - Arquivo

Os servidores públicos do Estado que desejam manter a contribuição sindical anual têm até o próximo dia 14 para autorizar o desconto, que será debitado do salário de março, creditado na conta do servidor em abril. A diretora de Controle de Pessoal e Folha de Pagamento da Secretaria da Administração, Vaglea Inácio Montelo Camarço, explica que o servidor precisa ser dirigir ao setor responsável pela folha de pagamento na própria Secretaria da Administração para autorizar o desconto anual, que este ano passou a ser facultativo.

“Como a contribuição sindical passou a ser facultativa, então o servidor precisa informar se deseja mantê-la, caso contrário o desconto não será feito”, reforça Vaglea. Ele explica também que uma mudança importante ocorrida na contribuição é que o valor retido do salário do servidor, que corresponde ao vencimento de um dia de trabalho, será repassado para o sindicato de sua categoria profissional. Um servidor filiado ao Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe-TO) e também ao de sua categoria profissional, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjor), por exemplo, a contribuição irá para este último.