Cursos

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Valorização do Trabalho Humano; O Assédio Moral no Trabalho; Sujeitos do Assédio Moral e Distinção com as Figuras Assemelhadas; Condutas do Assediador; Prejuízos ao Trabalhador, à Empresa e à Sociedade; Legislação Brasileira; Princípios Constitucionais da Dignidade da Pessoa Humana e do Meio Ambiente de Trabalho Sadio; O Dano Moral e os Direitos da Personalidade; Diferença entre Assédio Moral e Dano Moral; Responsabilidade Civil: Indenização pelo Dano Moral e Ação de Regresso; Prova do Assédio e do Dano Moral; Competências para o Julgamento; Previsão Legal Trabalhista.

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Princípios da Legislação de saúde e segurança do trabalho; Conceito de Acidentes de Trabalho e doença ocupacional; Tipos de Riscos ocupacionais: físico, químico, biológico, acidente e ergonômico; Visão sistêmica no reconhecimento de riscos em diferentes ambientes de trabalho; Princípios e medidas de Prevenção e Proteção; Princípios de qualidade de vida no trabalho (QVT). Princípios da ergonomia; Atenção na utilização dos princípios de ergonomia; Indicar medidas de prevenção e proteção no ambiente de trabalho; Descrever medidas de boas práticas em saúde e segurança no trabalho.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área.

Ementa: Conceito de eventos; Introdução; Conceituação; Características; O sucesso de um evento; As origens dos eventos; Histórico e origem dos eventos; Eventos no Brasil; A evolução dos eventos; Dados históricos dos principais eventos mundiais; A classificação de eventos; Tipos de eventos; Categoria de eventos; Área de interesse de eventos: Extensão de eventos; Por dimensões; Tipos e eventos no setor público; Entidades representativas em eventos; Classificação de eventos; Eventos no setor público; Planejamento e organização de eventos; Planejamento de eventos; Vantagens e desvantagens na contratação de serviços; O planejamento de um evento; Conceituação; Objetivos; Fases dos eventos; Pontos Fundamentais; Estratégias de comunicação e marketing; Estratégia de comunicação; Meios de comunicação; Mídias alternativas; Contratação de serviços; A contratação de serviços; Tipos de serviços; Recursos Financeiros; Checklist; O que é checklist?;  Modelo para avaliação de eventos; Serviços de apoio para o dia do evento; Introdução; Serviços de apoio; Apoio logístico no evento; Conceituação; O que é logística?; Aplicação da logística; Apoio logístico; Infraestrutura de apoio externo; e–Tec Brasil; Planejamento do pós–evento; Conclusão de um evento; Serviços complementares; Análise e avaliação.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área.

Ementa: Cerimonial, protocolo e etiqueta; Conceituação; Diferença do Cerimonial, Protocolo e Etiqueta; Legislação; Perfil dos profissionais de eventos; Perfil do profissional de Eventos; Importância da pontualidade; Avaliação do profissional; Características necessárias para o profissional de eventos; Mestre de cerimônias ou cerimonialista; Normas para precedências; O que é precedência?; Histórico; Critérios para uso da precedência; Precedência para autoridades; Introdução. Ordem de precedência; Símbolos nacionais – A Bandeira; Da legislação; A Bandeira Nacional; Hasteamento da Bandeira; Ordem Geral de precedência entre bandeiras; Brasil – Símbolos Nacionais – O Hino Nacional; Execução do Hino Nacional; As Armas Nacionais;O Selo Nacional; Ordem geral de precedência para organização das mesas; A Precedência; Organização da mesa diretiva; Etiqueta e boas maneiras; O que é etiqueta?.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Realização de apresentações técnicas com maior desenvoltura e objetividade, orientações para apresentação ao público, situações de improviso, utilização correta da voz e simulações filmadas.

 

 

Carga Horária: 20h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Durante o curso serão tratados direitos e deveres dos servidores públicos do Tocantins em temas como Concurso Público, Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição, Vencimento, Subsídio, Remuneração, Vantagens, Férias, Licenças, Afastamentos, Concessões, Tempo de Serviço, Direito de Petição, Conduta e Regime Disciplinar, além dos Deveres, Proibições, Acumulação, Procedimentos Administrativos Disciplinares.

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores públicos com interesse em atuarem como conteudistas.

Ementa: Perfil e Papel do Conteudista; Introdução aos Métodos de Pesquisa: Métodos de Pesquisa Online; Pesquisa e Edição de Conteúdo; Modalidades Presencial e a Distância: Principais semelhanças e diferenças. 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores públicos com interesse em atuarem como conteudistas.

Ementa: Noções Gerais sobre a Legislação de Direitos Autorais; Conhecendo o Manual de Elaboração de Apostilas da Universidade Corporativa do Estado do Tocantins. 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Conceito: O que é Educação Corporativa?  Educação Corporativa: panorama, importância, características, fundamentos e missão.  Objetivos e práticas das organizações que adotam a Educação Corporativa. A Educação Corporativa como elemento de inovação, competitividade e produtividade nas organizações.  Vantagens da Educação Corporativa na modalidade EAD. Educação Corporativa e Cultura Organizacional. A importância de líderes e gestores para a Educação Corporativa.  

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Legislação aplicável – Lei 10.520 de 17 de julho de 2002; Fases do Pregão: Interna/Externa; Inversão das Fases; Perfil do Pregoeiro (um hábil negociador); Pregoeiro – Atribuições; A negociação com o licitante; Bens e Serviços Comuns; Casos em que não se pode utilizar o Pregão; Autoridade Competente – Atribuições; Penalidades; Recursos; Termo de Referência; Requisitos para elaboração do Edital; A Sessão Pública do Pregão; Execução da Etapa Competitiva; Revogação e Anulação do Processo.

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Consciência: Aprenda a desenvolver a sua consciência financeira. Conheça as atitudes que você precisa ter diante de cada decisão que envolva dinheiro, desde o consumo básico até a construção de sonhos. Ferramentas: Técnicas, práticas, simuladores e todas as ferramentas necessárias para guiar suas estratégias, além de um material exclusivo que antes eu só disponibilizava aos meus clientes de consultoria. Estratégia: Modele a sua estratégia pessoal para toda a vida com um projeto que será criado agora e melhorado ao longo do tempo. Entenda como gastar, quanto investir e como proteger seu patrimônio. Negociação: Aprenda estratégias de consumo e de crédito para consumir melhor gastando menos. Saiba negociar com bancos, agentes e vendedores, e conheça minhas estratégias pessoais de negociação. Investimentos: As diferentes técnicas de investimentos para ganhar mais com segurança. Aprenda como ter resultados consistentes com as mais diversas aplicações, de Tesouro Direto a dólar; de ações a imóveis. Legado: As atitudes para uma vida mais rica. Vamos fazer um alinhamento geral do seu plano de acordo com os seus valores pessoais e com as suas expectativas para o futuro e para as próximas gerações.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuem na área de planejamento orçamentário, financeira, de controle e/ou auditoria.

Ementa: Conceito: o que é orçamento público?  Estrutura do orçamento público. A Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Instrumentos do planejamento orçamentário: Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Elaboração de proposta orçamentária. Processo orçamentário Federal, Estadual e Municipal. Ciclo Orçamentário. Receitas e Despesas Públicas. Classificação e Realização de Receitas. Classificação e Realização de Despesas Públicas. 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuem na área de planejamento orçamentário, financeira, de controle e/ou auditoria.

Ementa: Empenho, liquidação e pagamento. Estimativa, Lançamento, Arrecadação e Recolhimento. Regime de Competência e de Caixa. Limites da Despesa. Emendas parlamentares. Orçamento Participativo. Execução orçamentária e financeira.  Resultado primário e nominal. Dívida consolidada, flutuante e ativa tributária e não tributaria. ;Restos a pagar processado e não processado. Suprimento de fundos (concessão, cancelamento e prestação de contas). Despesas de exercícios anteriores. Exercício de elaboração de proposta orçamentária. Legislação em vigor até a data de realização do curso.

Curso: Libras para Comunicação no Trabalho (inscrições em breve)

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Interpretar características e parâmetros linguísticos da Língua Brasileira de Sinais; Interpretar e informar aspectos cotidianos em LIBRAS.

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam em funções de liderança, gerenciamento e gestão de pessoas.

Ementa: Entendendo a Organização como um Sistema: Pensamento sistêmico do líder – A organização como um sistema aberto – Características de um sistema aberto – Sistemas existentes na organização – Como desenvolver líderes com visão estratégica. Liderança e Gestão de Pessoas: Conceitos e Estilos de liderança – Escolha do perfil de liderança – O novo papel do RH – Transformando o líder em um gestor de pessoas – Liderando pessoas estrategicamente – Desenvolvendo competências através da Liderança Situacional – Como liderar pessoas com maturidades diferentes – Como lidar com líderes informais negativos – Administração de Conflitos. O que é ser chefe: conceitos e definições – Tipos de Chefia: Legal, de Fato, Legal e de Fato – Como ser um bom Chefe – Chefe ou Líder?  

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam em funções de liderança, gerenciamento e gestão de pessoas.

Ementa: Gerenciamento: O que é Gerenciar? Papeis Gerenciais; Habilidades Gerenciais; Etapas do Processo de Tomada de Decisão; Gerenciamento contribuindo para eficácia da organização; Solução de Problemas; Organizando o Trabalho Gerencial; Chefe, Gerente ou Líder? Gestão de Pessoas: Evolução e conceitos; Transição: de administrador de recursos humanos para gestor de pessoas; Subsistemas da gestão de pessoas; Desafios para a gestão de pessoas. Clima Organizacional: Motivação e as necessidades humanas: o que motiva as pessoas; O que é motivação; A importância do feedback na motivação; Motivação: combustível para produtividade. 

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área de comunicação.

Ementa: Cenário das Organizações Públicas na atualidade; Administração Pública: patrimonialista; burocrática e gerencial; Comunicação e Marketing no Setor Público; Transparência, credibilidade e responsabilidade; Mix de Marketing: 4Ps; Princípios de Kotler para o marketing social; Marketing Comunitário; Marketing Político; Marketing Governamental; Marketing Eleitoral; Estratégias de Comunicação; Elementos de Comunicação; Benefícios do Planejamento de Marketing no Setor Público; Marketing de Produtos e Serviços; Marketing no Planejamento Estratégico; Administração de Crises: a importância da Comunicação; Por que as crises acontecem? 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Introdução à Negociação: Conceitos Fundamentais da Negociação; Ética e Demais Premissas em Negociações; Variáveis Fundamentais da Negociação: tempo, informação e poder; Tipos e Abordagens na Negociação: processo ganha–ganha; Negociação de Posições e Teoria da Negociação Baseada em Princípios. Negociação Baseada em Princípios – Os Quatro Pontos Fundamentais: Separe as Pessoas do Problema: aspectos comportamentais; Concentre–se nos Interesses, não nas Posições; Crie Opções de Ganhos Mútuos; Insista em Critérios Objetivos. Estratégias e Táticas: do planejamento da negociação ao acordo final: Fases da Negociação; Táticas de Negociação; Comunicação na Negociação. Administração de Conflitos: O que é Conflito – Conceitos e Abordagens; Causas e Consequências do Conflito; Negociação e Comunicação para Administrar Conflitos; Estilos e Técnicas de Administração do Conflito.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área.

Ementa: Introdução e noções básicas sobre almoxarifado; Recepção, Conferência e Expedição de Mercadorias; Organizar e movimentar materiais e produtos no armazém, depósito e almoxarifado; Controlar o fluxo de materiais e produtos no armazém, depósito e almoxarifado.

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Procedimentos Gerais. Legislação Sobre o Ato de Prestar Socorro. Urgências Coletivas. Caixa de Primeiros Socorros. Parada Cardiorrespiratória – PCR. Afogamento. Distúrbios Causados pela Temperatura. Choques Elétricos. Estado de Choque. Intoxicações. Picadas e Mordidas de Animais. Ferimentos. Hemorragia. Entorses, Luxações e Fraturas. Vertigens, Desmaios e Convulsões. Técnicas para Remoção e Transporte. Corpos Estranhos no Organismo. AVC – Acidente Vascular Cerebral. 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área.

Ementa: O que é planejamento estratégico? Fundamentos do Planejamento Estratégico. Mapa Estratégico, Visão, Valores, Objetivos e Prioridades. O processo de planejamento. Planejamento Estratégico e Geração de Valor.  Stockholders e Stakeholders.  Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico.  Estratégia Competitiva. Plano Estratégico sob o enfoque da dimensão organizacional e normativa. Estratégias de marketing e recursos humanos.  Modelos e Métodos de Avaliação. Gestão Estratégica e de Competências. Balanced Scorecard. Matriz SWOT.

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do poder Executivo Estadual.

Ementa: Comportamento Humano; Comportamento no ambiente de trabalho; Ambiente de trabalho e as relações interpessoais; Principais Atitudes e Comportamentos dos Bons Profissionais; Formas de Trabalho e Configuração do Vínculo Empregatício
Qualidade; Programas de Qualidade; Qualidade de Vida no Trabalho; Qualidade De Vida No Trabalho – Competência da Organizações nos dias atuais; Programas de Qualidade de Vida no Trabalho; Doenças do trabalho: Síndrome de burnout; Doenças do Trabalho: Estresse.

 

 

Carga Horária: 20h

Público Alvo: Servidores do Poder Executivo Estadual.

Ementa: A impessoalidade; A linguagem dos atos e comunicações oficiais; Formalização e padronização; Concisão e clareza. Noções da Reforma Ortográfica. Concisão e Argumentação. O padrão Ofício: Partes do documento no padrão ofício; Fechos para comunicações; Forma de endereçamento do destinatário; Cabeçalho e rodapé. Padrão Unificado de Apresentação dos Atos Oficiais: Forma e diagramação. Memorando: Definição e finalidade; Forma e estrutura; Exemplo de memorando. Ofício: Definição; Competência; Exemplo de ofício. Comunicado: Definição; Apresentação; Competência; Estrutura; Exemplo de comunicado. Correio Eletrônico: Definição e finalidade; Estrutura; Diretórios de endereços eletrônicos; Valor documental; Exemplo de correio eletrônico. Ofício Circular: Definição; Apresentação; Competência; Estrutura; Exemplo de ofício circular. Memorando Circular: Definição; Apresentação; Competência; Estrutura; Exemplo de memorando circular. Formas de Tratamento: Tratamentos usuais; Pronomes de tratamento; Concordância com as formas de tratamento; Concordância de gênero; Concordância de pessoa; Grafia das formas de tratamento (por extenso ou abreviado); Tratamento e variações pronominais; Tratamento e sexo; Singular ou plural; Títulos profissionais e honoríficos. Apêndice: Abreviatura dos meses; Siglas das unidades de federação; Abreviaturas de títulos, postos e formas de tratamento.

Carga Horária: 40h

Público Alvo: Servidores do Poder Executivo Estadual

Ementa: O que é Relacionamento Interpessoal; Estilos de relacionamento interpessoal: Autodiagnóstico de estilos de relacionamento; Identificando todos os estilos e suas características; Como lidar com cada estilo; Buscando relações saudáveis e melhorando o clima; Como o relacionamento interpessoal pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional; Como introduzir o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Trabalho em Equipe: Diferença entre grupo e equipe; Transformando Indivíduos em membros de equipe; Fatores que interferem no trabalho em equipe; Características das equipes eficazes; Tipos de equipes. Atendimento ao Público: Onde começa a qualidade do atendimento? Qualidade no atendimento; Requisitos básicos para um atendimento de qualidade; Princípios básicos para o bom atendimento pessoal; Princípios básicos para o bom atendimento telefônico; O que evitar no atendimento; Reclamações de clientes; Comunicação; Administração de conflitos.  Ética e Postura do Servidor: Princípios básicos de todos os códigos de ética profissional; Direitos e Deveres: São deveres fundamentais do servidor público. Noções Básicas de Relacionamento Humano no Trabalho: Normas de Boas Maneiras (a famosa educação); Regras para uma boa convivência com os colegas; Regras de Conduta (caráter); Empatia; Compreensão mútua; Comunicação Organizacional: Como a percepção nos faz enxergar os relacionamentos e afeta nossa comunicação; Relacionamentos produtivos no trabalho; Habilidades sociais para o profissional; Como utilizar feedback em todas as relações interpessoais; Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos; Feedback alavancando o desenvolvimento de competências; Como utilizar o guia assertivo de feedback.

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: O Papel da Secretária; Comunicação; Comunicação Interpessoal; Como Tornar–se um Bom Ouvinte; Comunicação Não–Verbal; Atendimento Telefônico; Administração do Tempo; A Nossa Amiga Agenda; Arquivo; Marketing Pessoal; Comportamento Social; Aparência Pessoal; Correspondências Oficiais. 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores públicos com interesse em atuarem como tutores.

Ementa: Conceituando Educação a Distância; Evolução da Educação a Distância; O papel do tutor; Planejamento da tutoria; Conhecendo a plataforma de Educação a Distância da Universidade Corporativa do Estado do Tocantins.