Cursos

Carga Horária: 20h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Durante o curso estudaremos sobre a Administração Pública direta e indireta, os Princípios Constitucionais da administração pública, Princípios implícitos na administração, os Poderes da Administração Pública, os Agentes Públicos, a Improbidade Administrativa, a Responsabilização do Servidor Público e Crimes praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral.

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Conceitos de Assédio Moral no Trabalho. Os diferentes tipos de assédio moral. Consequências do assédio moral no trabalho, quais as causas e os danos. Identificação e caracterização do assédio moral e métodos de prevenção. Medidas legais contra o assédio moral no trabalho.

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Princípios da Legislação de saúde e segurança do trabalho; Conceito de Acidentes de Trabalho e doença ocupacional; Tipos de Riscos ocupacionais: físico, químico, biológico, acidente e ergonômico; Visão sistêmica no reconhecimento de riscos em diferentes ambientes de trabalho; Princípios e medidas de Prevenção e Proteção; Princípios de qualidade de vida no trabalho (QVT). Princípios da ergonomia; Atenção na utilização dos princípios de ergonomia; Indicar medidas de prevenção e proteção no ambiente de trabalho; Descrever medidas de boas práticas em saúde e segurança no trabalho.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área.

Ementa: I – Fundamentação histórica do cerimonial e protocolo. Conceito e definições de cerimonial, protocolo, hierarquia e quebra de protocolo. Regulamentação de protocolo oficial. Planejar, executar, controlar e encerrar eventos públicos. Recepção de autoridades com base no protocolo e nas regras cerimoniais indicadas em cada tipo de evento.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Conceitos gerais relacionados à comunicação. Técnicas e atributos de discursos e oratórias. Corporalidade, emocionalidade e linguagem sob a ótica da oratória. Técnicas de comunicação oral: dominando o medo de falar em público.

 

Carga Horária: 20h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Durante o curso serão tratados direitos e deveres dos servidores públicos do Tocantins em temas como Concurso Público, Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição, Vencimento, Subsídio, Remuneração, Vantagens, Férias, Licenças, Afastamentos, Concessões, Tempo de Serviço, Direito de Petição, Conduta e Regime Disciplinar, além dos Deveres, Proibições, Acumulação, Procedimentos Administrativos Disciplinares.

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores públicos com interesse em atuarem como conteudistas.

Ementa: Perfil e Papel do Conteudista; Introdução aos Métodos de Pesquisa: Métodos de Pesquisa Online; Pesquisa e Edição de Conteúdo; Modalidades Presencial e a Distância: Principais semelhanças e diferenças. 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores públicos com interesse em atuarem como conteudistas.

Ementa: Noções Gerais sobre a Legislação de Direitos Autorais; Conhecendo o Manual de Elaboração de Apostilas da Universidade Corporativa do Estado do Tocantins. 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Conceito: O que é Educação Corporativa?  Educação Corporativa: panorama, importância, características, fundamentos e missão.  Objetivos e práticas das organizações que adotam a Educação Corporativa. A Educação Corporativa como elemento de inovação, competitividade e produtividade nas organizações.  Vantagens da Educação Corporativa na modalidade EAD. Educação Corporativa e Cultura Organizacional. A importância de líderes e gestores para a Educação Corporativa.  

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Legislação aplicável – Lei 10.520 de 17 de julho de 2002; Fases do Pregão: Interna/Externa; Inversão das Fases; Perfil do Pregoeiro (um hábil negociador); Pregoeiro – Atribuições; A negociação com o licitante; Bens e Serviços Comuns; Casos em que não se pode utilizar o Pregão; Autoridade Competente – Atribuições; Penalidades; Recursos; Termo de Referência; Requisitos para elaboração do Edital; A Sessão Pública do Pregão; Execução da Etapa Competitiva; Revogação e Anulação do Processo.

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Conceitos básicos de planejamento financeiro. Como gastar, quanto investir e como proteger seu patrimônio. Técnicas, práticas, simuladores e ferramentas necessárias para guiar seu planejamento. Estratégias de consumo e de crédito para consumir melhor gastando menos. Diferentes técnicas de investimentos para ganhar mais com segurança.

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuem na área de planejamento orçamentário, financeira, de controle e/ou auditoria.

Ementa: Noções de  políticas públicas;  Conceito de orçamento público e estrutura conforme Constituição Federal e LRF; Lei Orçamentaria Anual elaboração da proposta da mesma; Plano plurianual, elaboração da proposta prazos; Lei das diretrizes orçamentarias - elaboração da proposta; Ciclo orçamentário e receita e despesas públicas;

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuem na área de planejamento orçamentário, financeira, de controle e/ou auditoria.

Ementa: Classificação e realização das receitas e despesas; Nota de dotação orçamentaria, empenho, liquidação e pagamento; Emendas parlamentares e orçamento participativo; Restos a pagar processados e não processados; Suprimentos de fundos e prestação de contas; Despesas de exercícios anteriores e elaboração da proposta orçamentaria. 

 

Curso: Libras para Comunicação no Trabalho (inscrições em breve)

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Interpretar características e parâmetros linguísticos da Língua Brasileira de Sinais; Interpretar e informar aspectos cotidianos em LIBRAS.

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam em funções de liderança, gerenciamento e gestão de pessoas.

Ementa: Entendendo a Organização como um Sistema: Pensamento sistêmico do líder – A organização como um sistema aberto – Características de um sistema aberto – Sistemas existentes na organização – Como desenvolver líderes com visão estratégica. Liderança e Gestão de Pessoas: Conceitos e Estilos de liderança – Escolha do perfil de liderança – O novo papel do RH – Transformando o líder em um gestor de pessoas – Liderando pessoas estrategicamente – Desenvolvendo competências através da Liderança Situacional – Como liderar pessoas com maturidades diferentes – Como lidar com líderes informais negativos – Administração de Conflitos. O que é ser chefe: conceitos e definições – Tipos de Chefia: Legal, de Fato, Legal e de Fato – Como ser um bom Chefe – Chefe ou Líder?  

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam em funções de liderança, gerenciamento e gestão de pessoas.

Ementa: Gerenciamento: O que é Gerenciar? Papeis Gerenciais; Habilidades Gerenciais; Etapas do Processo de Tomada de Decisão; Gerenciamento contribuindo para eficácia da organização; Solução de Problemas; Organizando o Trabalho Gerencial; Chefe, Gerente ou Líder? Gestão de Pessoas: Evolução e conceitos; Transição: de administrador de recursos humanos para gestor de pessoas; Subsistemas da gestão de pessoas; Desafios para a gestão de pessoas. Clima Organizacional: Motivação e as necessidades humanas: o que motiva as pessoas; O que é motivação; A importância do feedback na motivação; Motivação: combustível para produtividade. 

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área de comunicação.

Ementa: Cenário das Organizações Públicas na atualidade; Administração Pública: patrimonialista; burocrática e gerencial; Comunicação e Marketing no Setor Público; Transparência, credibilidade e responsabilidade; Mix de Marketing: 4Ps; Princípios de Kotler para o marketing social; Marketing Comunitário; Marketing Político; Marketing Governamental; Marketing Eleitoral; Estratégias de Comunicação; Elementos de Comunicação; Benefícios do Planejamento de Marketing no Setor Público; Marketing de Produtos e Serviços; Marketing no Planejamento Estratégico; Administração de Crises: a importância da Comunicação; Por que as crises acontecem? 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Tipos de Conflitos (Conflitos interindividuais, Conflitos intergrupais, Conflitos interdepartamentais; Conflitos interorganizacionais, Conflitos capital-trabalho); Conflitos políticos e grupos de interesses. Técnicas de administração de conflitos. Conceitos de Negociação e sua evolução. Negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Características de um bom negociador. Perfil do negociador brasileiro. Passos do processo de negociação. Ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. Processo da negociação ganha-ganha. Processo, planejamento e preparação de negociações. Formas de abordar conflitos. Posicionamento estratégico e passos táticos.

 

 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área.

Ementa: Introdução e noções básicas sobre almoxarifado. Definições, funcionamento e conceitos de estoque. Funções e responsabilidades do almoxarife. Responsabilidade operacional, legal, estratégica, tática e gerencial do almoxarife de órgãos públicos.

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: Procedimentos Gerais. Legislação Sobre o Ato de Prestar Socorro. Urgências Coletivas. Caixa de Primeiros Socorros. Parada Cardiorrespiratória – PCR. Afogamento. Distúrbios Causados pela Temperatura. Choques Elétricos. Estado de Choque. Intoxicações. Picadas e Mordidas de Animais. Ferimentos. Hemorragia. Entorses, Luxações e Fraturas. Vertigens, Desmaios e Convulsões. Técnicas para Remoção e Transporte. Corpos Estranhos no Organismo. AVC – Acidente Vascular Cerebral. 

Carga Horária: 15h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual que atuam na área.

Ementa: O que é planejamento estratégico? Fundamentos do Planejamento Estratégico. Mapa Estratégico, Visão, Valores, Objetivos e Prioridades. O processo de planejamento. Planejamento Estratégico e Geração de Valor.  Stockholders e Stakeholders.  Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico.  Estratégia Competitiva. Plano Estratégico sob o enfoque da dimensão organizacional e normativa. Estratégias de marketing e recursos humanos.  Modelos e Métodos de Avaliação. Gestão Estratégica e de Competências. Balanced Scorecard. Matriz SWOT.

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do poder Executivo Estadual.

Ementa: Conceitos de comportamento humano no ambiente de trabalho. Desenvolvimento pessoal. Segurança, meio ambiente e qualidade de vida no trabalho. Gerenciamentos de riscos ambientais, relações interpessoais e clima organizacional. Diagnósticos e estratégias para a melhoria do ambiente corporativo.

 

 

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Ementa: O Papel da Secretária; Comunicação; Comunicação Interpessoal; Como Tornar–se um Bom Ouvinte; Comunicação Não–Verbal; Atendimento Telefônico; Administração do Tempo; A Nossa Amiga Agenda; Arquivo; Marketing Pessoal; Comportamento Social; Aparência Pessoal; Correspondências Oficiais. 

Carga Horária: 20h

Público Alvo: Servidores do Poder Executivo Estadual.

Ementa: A impessoalidade; A linguagem dos atos e comunicações oficiais; Formalização e padronização; Concisão e clareza. Noções da Reforma Ortográfica. Concisão e Argumentação. O padrão Ofício: Partes do documento no padrão ofício; Fechos para comunicações; Forma de endereçamento do destinatário; Cabeçalho e rodapé. Padrão Unificado de Apresentação dos Atos Oficiais: Forma e diagramação. Memorando: Definição e finalidade; Forma e estrutura; Exemplo de memorando. Ofício: Definição; Competência; Exemplo de ofício. Comunicado: Definição; Apresentação; Competência; Estrutura; Exemplo de comunicado. Correio Eletrônico: Definição e finalidade; Estrutura; Diretórios de endereços eletrônicos; Valor documental; Exemplo de correio eletrônico. Ofício Circular: Definição; Apresentação; Competência; Estrutura; Exemplo de ofício circular. Memorando Circular: Definição; Apresentação; Competência; Estrutura; Exemplo de memorando circular. Formas de Tratamento: Tratamentos usuais; Pronomes de tratamento; Concordância com as formas de tratamento; Concordância de gênero; Concordância de pessoa; Grafia das formas de tratamento (por extenso ou abreviado); Tratamento e variações pronominais; Tratamento e sexo; Singular ou plural; Títulos profissionais e honoríficos. Apêndice: Abreviatura dos meses; Siglas das unidades de federação; Abreviaturas de títulos, postos e formas de tratamento.

Carga Horária: 40h

Público Alvo: Servidores do Poder Executivo Estadual

Ementa: O que é Relacionamento Interpessoal; Estilos de relacionamento interpessoal: Autodiagnóstico de estilos de relacionamento; Identificando todos os estilos e suas características; Como lidar com cada estilo; Buscando relações saudáveis e melhorando o clima; Como o relacionamento interpessoal pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional; Como introduzir o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Trabalho em Equipe: Diferença entre grupo e equipe; Transformando Indivíduos em membros de equipe; Fatores que interferem no trabalho em equipe; Características das equipes eficazes; Tipos de equipes. Atendimento ao Público: Onde começa a qualidade do atendimento? Qualidade no atendimento; Requisitos básicos para um atendimento de qualidade; Princípios básicos para o bom atendimento pessoal; Princípios básicos para o bom atendimento telefônico; O que evitar no atendimento; Reclamações de clientes; Comunicação; Administração de conflitos.  Ética e Postura do Servidor: Princípios básicos de todos os códigos de ética profissional; Direitos e Deveres: São deveres fundamentais do servidor público. Noções Básicas de Relacionamento Humano no Trabalho: Normas de Boas Maneiras (a famosa educação); Regras para uma boa convivência com os colegas; Regras de Conduta (caráter); Empatia; Compreensão mútua; Comunicação Organizacional: Como a percepção nos faz enxergar os relacionamentos e afeta nossa comunicação; Relacionamentos produtivos no trabalho; Habilidades sociais para o profissional; Como utilizar feedback em todas as relações interpessoais; Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos; Feedback alavancando o desenvolvimento de competências; Como utilizar o guia assertivo de feedback.

Carga Horária: 10h

Público Alvo: Servidores públicos com interesse em atuarem como tutores.

Ementa: Conceituando Educação a Distância; Evolução da Educação a Distância; O papel do tutor; Planejamento da tutoria; Conhecendo a plataforma de Educação a Distância da Universidade Corporativa do Estado do Tocantins.