Notícias 31/01/2018 - 13:23 - Jesuino Santana Jr / Governo do Tocantins

Estado prorroga por mais 60 dias contrato com prestadora de serviço do Plansaúde

O Plansaúde é fruto de uma parceria entre o Governo e os servidores O Plansaúde é fruto de uma parceria entre o Governo e os servidores - Angélica Lima / Governo do Tocantins

O secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, informou durante entrevista coletiva à imprensa, realizada na Secretaria de Estado da Administração (Secad), nesta quarta-feira, 31, que o Governo do Tocantins irá prorrogar por mais 60 dias, a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, o prazo do contrato com a Unimed Centro-Oeste, prestadora de serviço do Plansaúde, que atende servidores do Estado.

Segundo Geferson Barros, a medida foi adotada em razão de ajustes nos trâmites burocráticos da licitação que prevê a contratação de uma nova empresa que vai ajudar o Governo na operacionalização do Plansaúde, com serviços de call center, sistema de atendimento, auditoria médica e odontológica e materiais de expediente.

“A Procuradoria Geral do Estado concluiu que é necessário alterar alguns itens do edital de licitação e isso fez com que o processo demorasse mais do que havíamos previsto. Diante disso, para não prejudicar os servidores que possuem o Plansaúde e precisam de consultas médicas e odontológicas ou atendimento nos laboratórios, clínicas e hospitais particulares, o Governo resolveu prorrogar por mais 60 dias o contrato com a Unimed Centro-Oeste. Dessa forma, não haverá nenhum transtorno ou contratempo aos segurados e dependentes”, garantiu Geferson Barros.

O secretário da Administração explicou também como funcionará o novo Plansaúde, proposto pela Gestão estadual. “O Governo pretende contratar uma empresa que vai auxiliá-lo na operacionalização do Plansaúde, mas com uma série de novas obrigações contratuais, entre elas o repasse de toda a tecnologia de gestão para o plano em até 12 meses, o que pode ajudar num processo de estatização do mesmo em curto prazo, pelo Executivo. A intenção, com a nova gestão, é a redução do custo. Havendo essa redução, vamos ter condições de remunerar melhor os hospitais e melhorar também os valores de honorários para os médicos, contribuindo, inclusive, para o aumento de profissionais e locais que atendem pelo plano. O que vai melhorar é a nossa gestão e o nosso atendimento. Com isso, haverá melhoria no serviço aos usuários”, explicou.

Entenda

O contrato firmado entre o Governo do Tocantins e a Unimed Centro-Oeste finalizaria no último dia 12 de janeiro, data em que o Executivo estadual assumiria a gestão do plano, em parceria com uma nova empresa, selecionada por meio de licitação. Porém, naquela data, a gestão estadual resolveu prorrogar o contrato com a atual prestadora do Plansaúde por mais 15 dias (até 31 de janeiro), em razão de não ter concluído os trâmites administrativos no processo licitatório.

Nesta quarta-feira, o secretário Geferson Barros informou que a data foi novamente prorrogada, por mais 60 dias, em razão de ajustes solicitados pela Comissão Permanente de Licitação no edital do Termo de Referência. “Processos licitatórios são sempre demorados e, durante sua execução, sempre podem surgir recursos e solicitações de alteração. O que podemos garantir, aos segurados e dependentes do Plansaúde, é que eles não ficarão sem o atendimento pelo qual estão pagando mensalmente”, concluiu o secretário.

Plansaúde

O Plansaúde é fruto de uma parceria entre o Governo e os servidores e destina-se a garantir, aos segurados e dependentes, a assistência à saúde, por meio de serviços de medicina preventiva e curativa e do tratamento odontológico. O plano se enquadra na modalidade de comparticipação, ou seja, Governo e servidores custeiam as despesas, cabendo a maior parte ao Executivo estadual.

O Plansaúde oferece os seguintes serviços: atendimentos médicos, clínicos, ambulatoriais e hospitalares, eletivos ou de emergências, exames complementares e de alta complexidade, internações eletivas e emergenciais clínicas, cirúrgicas e obstétricas, além de tratamento odontológico. Para mais informações sobre o plano, os assegurados e dependentes podem entrar em contato pelos telefones (63) 3218-7218/7220 ou pelo site www.secad.to.gov.br/plansaude.

O Plansaúde atende, atualmente, cerca de 90 mil usuários.

Compartilhe esta notícia