Notícias 01/11/2017 - 11:00 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Servidoras da Secad participam de palestra em apoio à campanha Outubro Rosa

Drº Roberto Gripp fala sobre a prevenção do câncer de mama Drº Roberto Gripp fala sobre a prevenção do câncer de mama - Angélica Lima/Governo do Tocantins

A Secretaria da Administração promoveu uma palestra no dia 31 de outubro para todas as servidoras da pasta, como o intuito de conscientizar e alerta as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e colo do útero.

Na abertura do evento o Subsecretário, Fernando Suarte, ressaltou a importância de ações como essas, que além de propiciar conhecimento para as mulheres incentivam até mesmo os homens a cuidarem melhor da saúde. Na ocasião o subsecretário parabenizou as servidoras presentes e a equipe que desenvolveu a ação.

O mês de outubro em todo país é dedicado à campanha do câncer de mama. Conhecido popularmente como “Outubro Rosa” com atenção voltada para o cuidado que a mulher deve ter com o corpo, recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, mesmo sem terem notado alterações nas mamas. Já no caso da prevenção do câncer de colo do útero deve-se fazer um exame que identifique possíveis lesões causadas pelo HPV, por esse motivo é recomendado que mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual façam o exame preventivo.

“Declare seu amor por você”, esse foi o tema da palestra do Drº Roberto de Muzio Gripp, especialista em mastologia. No evento foram apresentados todos os cuidados que se deve ter com a prevenção, além de conscientizar o público alvo sobre a gravidade da doença, incentivou todas as servidoras presentes a praticar o autocuidado, mesmo diante da rotina frenética que muitas enfrentam no dia a dia.

Considerado um dos meios mais simples o autoexame é recomendado por todos os especialistas para a mulher conhecer seu corpo, no entanto, para que haja um resultado com excelência e um possível prognóstico com sucesso é necessário à realização dos exames de prevenção. “Em relação à prevenção agente sabe que o quanto antes melhor, pois vamos ter maior chance de cura dessa paciente, porque um diagnóstico precoce é a base de um tratamento de câncer de mama”, destacou Gripp.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano de 2016 foram 57.960 novos casos registrado da doença. “O câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres por câncer no mundo e no Brasil, apesar de ser uma doença com alta chance de cura desde que descoberta no inicio”, frisou  Drº Roberto Gripp.

A enfermeira, Fernanda Aleixo, dividiu sua experiência com todas as mulheres sobre o câncer de colo do útero. Servidora da Secretaria da Saúde, ela destacou a importância de ações como essas que são disseminadas em todo o Estado. “Com relação ao colo do útero, a maior oportunidade é de que as mulheres façam o exame para rastrear o câncer e lesões precursoras, o quanto antes agente se prevenir, maior a chance de cura. O maior objetivo é conscientizar para que elas saibam como funciona, saber sobre a doença e buscar o serviço de saúde”, destacou.

Outubro Rosa

É uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade como um todo, dos cuidados com a prevenção e um diagnóstico precoce do câncer de mama. Inicialmente feita nos Estados Unidos, a campanha ganhou o mundo na luta contra o câncer de mama alcançando todos os temas voltados para a saúde da mulher. Por conseguinte, todos os setores da sociedade se mobilizam nas ações do outubro rosa, a Secad pesando no bem estar de suas servidoras realizou a palestra com profissionais especialistas no assunto.

A servidora, Maria de Jesus, destacou a importância do evento. “Achei muito importante o Estado está trazendo isso para nós servidoras, porque muitas vezes algumas mulheres são leigas de informação e agente tira todas as nossas dúvidas, muitas vezes agente tem até vergonha de buscar mais informações e com certeza hoje só me agregou mais conhecimento”, concluiu.

 

Compartilhe esta notícia